Ópera fica em cartaz até o próximo domingo – Da Ascom da UFPE
O IV Festival de Ópera de Pernambuco (Fope) termina neste fim de semana com uma superprodução de “La Traviata”, uma das peças mais importantes do repertório operístico mundial. O Teatro de Santa Isabel será mais uma vez o palco desta composição do italiano Giuseppe Verdi (1813-1901), cujos 210 anos de nascimento são comemorados este ano. A realização e a produção são da Academia de Ópera e Repertório (AOR) e Sinfonieta UFPE, sob a batuta do maestro Wendell Kettle, diretor executivo e artístico do evento, que é professor do Departamento de Música da UFPE.
Baseada no romance “A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho, “La Traviata” estreou em 6 de março de 1853, no Teatro La Fenice, em Veneza. Em Recife, o público poderá assisti-la nos dias 17 (hoje), 18 e 19 deste mês, às 19h, e no dia 20 (domingo), às 18h.
O Fope promove a valorização dos profissionais pernambucanos de ópera, a formação de público para as artes líricas, além da inserção de Pernambuco no roteiro dos grandes festivais de canto operístico do país. A AOR e a Sinfonieta UFPE vêm sendo responsáveis não apenas pelo ressurgimento da cena operística local, mas também por executar obras de verdadeiro e ousado ineditismo nos palcos nordestinos.
“A criação do Festival de Ópera de Pernambuco gera uma demanda no mercado do canto lírico e da música erudita na nossa Região”, afirma o maestro Kettle. Além dele, destacam-se as participações dos cenógrafos e figurinistas Rose Mary de Abreu Martins e Marcondes Lima – professores do Departamento de Artes da UFPE – que assinaram a Direção de Artes Visuais dos três espetáculos do festival: “O Professor de Música” e “La Traviata”, e “Júlia, a tecelã”.
Programação da terceira semana do festival
• “La Traviata”, de Giuseppe Verdi: dias 17, 18 e 19 (às 19h) e 20 (às 18h) deste mês
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) / R$ 30,00 (meia)
Os ingressos poderão ser adquiridos através da plataforma Guichê Web e no próprio teatro, de quarta a domingo, das 14h até o encerramento das apresentações.