Leitura Sobre Rodas: Projeto “Quem Lê, Viaja!” Transforma ônibus Da RMR Em Bibliotecas Itinerantes - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Leitura sobre rodas: projeto “Quem Lê, Viaja!” transforma ônibus da RMR em bibliotecas itinerantes

Revista Algomais

Ler é uma forma de viajar sem sair do lugar — e, agora, essa viagem literária vai circular pelas ruas da Região Metropolitana do Recife. A UNINASSAU Recife, em parceria com o Conorte, a Bienal do Livro e Glaucio Ramos - Desenvolvimento Educacional, lança mais uma edição do projeto “Quem Lê, Viaja!”, iniciativa que transforma o transporte público em um espaço de incentivo à leitura e de democratização do acesso aos livros.

Nesta edição, 30 ônibus que circulam pela RMR receberão porta-livros personalizados e cartazes educativos, ampliando o alcance da ação até o mês de dezembro. Os passageiros poderão pegar livros gratuitamente, doar exemplares e participar da campanha “Pegue um livro, doe um livro”, que estimula o compartilhamento de conhecimento e de histórias entre os usuários do transporte coletivo.

“O Conorte acredita no poder transformador da educação, no poder da leitura, na transformação da vida das pessoas. Nós, como uma empresa que transporta milhares de pessoas diariamente, entendemos nosso papel social e de se inserir em projetos como esse. Nossa ideia foi buscar esses parceiros, porque entendemos que tem total relação com os cidadãos”, iniciou Diego Benevides, diretor de operações do Conorte. “O hábito da leitura estimula outras coisas, vai abrindo o horizonte e a cabeça das pessoas. O Conorte é sabedor do seu papel de um importante ambiente de condutor social, e, portanto, sempre procura se engajar e sugerir projetos como esse, e com isso a gente tenta realmente ajudar um estímulo de algo tão importante como a leitura”, concluiu.

Para Adriane Mendes, gerente de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, o projeto reforça o compromisso da instituição em promover impacto social por meio da educação. “A leitura tem um poder transformador. Quando levamos livros para o cotidiano das pessoas, especialmente no transporte público, estamos democratizando o acesso ao conhecimento e incentivando novos hábitos. O ‘Quem Lê, Viaja!’ é um exemplo de como pequenas iniciativas podem gerar grandes mudanças culturais”, destacou.

O produtor da Bienal do Livro, Guilherme Robalinho, também celebrou a parceria. “Temos muita alegria e satisfação em perceber o quanto o Projeto ‘Quem Lê, Viaja’ transforma o transporte público em um espaço de imaginação e pertencimento. É uma ação que aproxima o livro da vida cotidiana das pessoas, reafirmando que a leitura é uma ponte entre o sonho e a realidade. Satisfação imensa em ver essa ideia ganhando as ruas de Recife novamente e inspirando novos leitores todos os dias”.

O “Quem Lê, Viaja!” nasceu da colaboração entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Publicidade e Propaganda da UNINASSAU, responsáveis pelo design dos porta-livros e pela identidade visual da campanha. A ação busca transformar o tempo de deslocamento em um momento de aprendizado, lazer e conexão com a cultura.

Serviço:
📚 Projeto “Quem Lê, Viaja!”
🚌 Em 30 ônibus do Conorte na Região Metropolitana do Recife
📆 Até dezembro de 2025
💡 Campanha: “Pegue um livro, doe um livro”

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon