Luiz Gonzaga é homenageado em peça musicada em comemoração aos 10 anos do Grupo Confluir - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Luiz Gonzaga é homenageado em peça musicada em comemoração aos 10 anos do Grupo Confluir

Revista algomais

Grupo, do Conservatório Pernambucano de Música, retrata o que é sentir saudade em tempos de pandemia

A poesia do Nordeste. O lamento sertanejo. A beleza e a dor de uma saudade. Esses e outros sentimentos serão retratados no espetáculo, “Saudade, o meu remédio é cantar!”, do grupo cênico-musical Confluir, formado por alunos e ex-alunos do Conservatório Pernambucano de Música. A estreia acontece no dia 20 de dezembro às 20:00, no Teatro Barreto Júnior, no Pina. A peça é o novo projeto do Grupo, que, em 2022, está celebrando os seus 10 anos.

O espetáculo mistura músicas e poesias (compostas especialmente para a peça por Milton Júnior), embalado em um repertório focalizado em clássicos do cancioneiro de Luiz Gonzaga, como “Que nem jiló” e “Baião”, bem como de outros compositores como Sivuca e Gilberto Gil. “Além de prestar essa homenagem a representantes tão importantes da nossa cultura, escolhemos o tema saudade porque foi uma necessidade do grupo para expressar todos os sentimentos que ficaram represados nesse período de isolamento social ao longo da pandemia”, explica a diretora geral, Janete Florencio.

A peça está dividida em três atos. No primeiro deles, “A Feira”, cenas cotidianas da vida de pessoas que saíram do sertão para trabalhar em uma feira são retratadas em uma cidade grande; no segundo, “A Fé”, a religiosidade é retratada por meio do canto e do movimento, deixando claro a esperança desse povo por dias melhores; o terceiro e último ato, “A Festa”, revela o prazer em ser feliz com forró no pé e muita animação. “A inspiração desse espetáculo foi mostrar esses aspectos tão importantes na vida do nosso povo a partir de sentimentos como a saudade, a tristeza e a explosão de alegria que a vida invariavelmente nos proporciona através da música, poesia, dança e expressão cênica”, como explica Janete.

SERVIÇO
“Saudade, o Meu Remédio é Cantar!”
Onde: Teatro Barreto Júnior - Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina
Quando: 20 de dezembro, às 20h
Preço: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Ingressos à venda pelo instagram @grupoconfluir ou pelo https://forms.gle/aEFLNHfn7mb7Vvij8

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon