Lula relança o Farmácia Popular em Pernambuco - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Lula relança o Farmácia Popular em Pernambuco

Revista algomais

*Por Rafael Dantas

No Compaz Ariano Suassuna, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançou o programa Farmácia Popular. Todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis no programa. A expectativa do Governo Federal é de ampliar o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.

Agenda TGI

"A retomada do Farmácia Popular era prioridade do presidente Lula no seu terceiro mandato. O Farmácia Popular ressurge após um período de estagnação, com muitos problemas", afirmou a ministra Nisia Trindade. A ministra destacou que a gratuidade, que já atendia remédios para hipertensão, diabetes e asma, será ampliada para anticoncepcionais e medicamentos para o tratamento de osteoporose. Outra novidade no anúncio é o cadastramento de novas unidades em 811 municípios no País.

Foto: Ricardo-Stuckert

O evento foi prestigiado pela pela classe política pernambucana, com a presença da governadora Raquel Lyra, o prefeito do Recife João Campos, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além de deputados e secretários. Estiveram no anúncio ainda o ministro da educação Camillo Santana, a ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos, o ministro da Pesca André de Paula, além da ministra da Saúde Nísia Trindade.

"Governar é um ato de tomar decisões. É um ato de fazer opções. Quando você ganha o Estado, o País ou a cidade, você tem que decidir para quem você quer governar e para qual setor quer ajudar mais. Antes do Farmácia Popular quantas pessoas iam ao posto de saúde, eram atendidas ao médico, saiam com uma receita e muitas vezes dormiam com a receita em cima da mesa porque não tinham dinheiro para comprar o remédio. Isso não vai mais acontecer no País", disse o presidente Lula durante o evento, que estendeu o atendimento do programa também aos povos indígenas.

Governo Federal facilitará o acesso a medicamentos para população indígena aldeada. Um representante da comunidade será responsável por retirar os remédios indicados, sem necessidade de CPF. O projeto piloto será implementado no território Yanomami, em Roraima.

INVESTIMENTO EM PERNAMBUCO

Um investimento de R$ 900 milhões está a caminho para melhorar as estradas estaduais nos próximos meses. Durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado, a governadora Raquel Lyra (PSB) assinou um empréstimo que foi autorizado pela Alepe . O valor será obtido junto ao Banco do Brasil e direcionado exclusivamente para aprimorar as PEs.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon