Mais de 80% da população pernambucana vive em áreas urbanas, segundo dados do IBGE - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Mais de 80% da população pernambucana vive em áreas urbanas, segundo dados do IBGE

Revista algomais

Censo Demográfico 2022 revela perfil populacional urbano e rural de Pernambuco

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Censo Demográfico 2022, detalhando informações sobre a população e as condições de vida nas áreas urbanas e rurais de Pernambuco. De acordo com o levantamento, 83,88% dos pernambucanos, o que representa 7.599.389 pessoas, vivem em zonas urbanas, um crescimento em relação a 2010, quando o índice era de 80,17%. Este estudo, feito em todos os domicílios do país, permite uma análise detalhada por municípios, distritos e setores censitários.

Três municípios em Pernambuco são totalmente urbanos: Recife, Olinda e Camaragibe. Recife, por exemplo, concentra 1.488.920 habitantes, seguido por Olinda, com 349.976, e Camaragibe, com 147.771. Na contramão, municípios como Carnaubeira da Penha, Casinhas e Paranatama apresentam as maiores proporções de população rural, com índices superiores a 75%.

Entre os bairros, Boa Viagem, em Recife, se destaca como o mais populoso do estado, com 125.805 residentes. Na Região Metropolitana do Recife, outros bairros como Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, e Várzea, também em Recife, têm grande concentração populacional, refletindo a urbanização da região.

O Censo também traz dados específicos sobre as áreas rurais, destacando os municípios onde há uma prevalência significativa de moradores no campo, como Caetés e Santa Maria do Cambucá. Essa divisão entre urbano e rural revela a distribuição demográfica e as características de desenvolvimento da população pernambucana.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon