A Prefeitura do Recife vai distribuir máscaras e levar informações seguras sobre a covid-19 em 11 Estações Itinerantes de Orientações na capital pernambucana, durante a próxima semana. Além das tendas montadas em oito novos pontos fixos, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife também vai distribuir novamente máscaras e kits de higiene, de casa em casa, em áreas de maior vulnerabilidade social da cidade. Desde o começo deste mês, as estações estão distribuindo, ao todo, 300 mil máscaras. Outras 500 mil foram encomendadas a costureiras aprovadas em edital de chamamento público.
De hoje (20) a sexta-feira (24), das 8h às 16h, as Estações Itinerantes de Orientação sobre a Covid-19 vão funcionar na Praça da Independência (Praça do Diario, no bairro de Santo Antônio), Avenida Hildebrando de Vasconcelos (Dois Unidos), Rua Padre Lemos (na frente da feira de Casa Amarela), Rua Paudalho (Torrões), Polo da Academia da Cidade Heróis da Restauração (Areias), Polo da Academia da Cidade da Lagoa do Araçá (Imbiribeira), Terminal de ônibus do Alto José do Pinho e Praça da Vitória (Ibura). A lista de locais está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).
Já a ação porta a porta começa na segunda, na Comunidade Sapo Nu, no Curado. Na terça (21), os agentes de saúde do Recife vão até a Comunidade dos Plásticos, no Córrego do Jenipapo. Já na quarta (22) e quinta-feira (23), a distribuição de máscaras e kits de higiene será na Comunidade Terra Nostra, no Ibura.
O kit é composto por água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, sabonete, pasta e escova de dente. Para além da distribuição dos materiais, os profissionais da Sesau Recife também identificam as pessoas com sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19.
As estações itinerantes nos oito ponto fixos contam com pias para lavagem das mãos e profissionais para dar orientações sobre o uso correto e higienização das máscaras e a importância do distanciamento social. A equipe da Prefeitura do Recife também ensina a população a acessar os sites e aplicativos de serviços que a Prefeitura oferece, como Atende em Casa, Movimenta Recife e Dycovid (este último do MPPE e Porto Digital, parceiros da PCR). Os profissionais da Vigilância Ambiental também reforça com a população a importância de manter os cuidados para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika.
(Da Prefeitura do Recife)