De 27 de agosto a 11 de setembro, diversas atividades gratuitas estarão espalhadas por Recife com o objetivo de conectar as pessoas à ajuda humanitária que Médicos Sem Fronteiras realiza em mais de 70 países. Conexões MSF é um projeto que reúne exposições, filmes, intervenção artística, oficinas e conversa. A diversidade de atividades, espalhadas por 12 locais da cidade do Recife pelo período de 16 dias, visa atrair pessoas com os mais diversos interesses, para que voltem seus olhares ao universo da ajuda humanitária e sintam-se verdadeiramente conectadas a ele e às realidades que o compõem.
Veja a programação para hoje:
Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu), Data: de 27/08 a 02/10, Horário: de quarta a sexta-feira, das 12h às 20h | Sábados e domingos, das 14h às 20h. Exposição fotográfica com imagens convidam o público a enxergar verdadeira e profundamente situações negligenciadas vividas por pessoas que enfrentam a invisibilidade. O trabalho de Médicos Sem Fronteiras envolve, além da oferta de ajuda médico-humanitária a essas populações, comunicar as crises esquecidas com as quais atua. Essa exposição fotográfica traz a invisibilidade como questão, o silêncio como meio e a sensibilização como resposta. A curadoria é de Vanessa Poitena.
19h, no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu. A diretora de Comunicação de MSF-Brasil, Alessandra Vilas Boas, e a psicóloga Ionara Rabelo abrirão, oficialmente, o evento Conexões MSF no Recife, após a exibição a céu aberto do filme “Affliction – O Ebola na África Ocidental”. Com moderação do jornalista Francisco José, a conversa será pautada pelo trabalho da organização e suas atividades na cidade, além da participação mais do que especial dos cordelistas Davi Teixeira e Meca Moreno.
A partir de 8h, na Praça da República, o muro personalizado pelo artista Rafa Mattos estará esperando você para completar a frase “para mim, ajuda humanitária é...”. Haverá também workshop da Bike Anjos para aprender a pedalar e customização de bicicletas pela Reciclo Bikes. Todas as atividades são gratuitas. Às 11h, os ciclistas partem para um trajeto de nível fácil, com duração de 1 hora, por pontos do Recife Antigo do Coração para divulgar a presença do Conexões MSF na cidade.