O Grupo Tiradentes está com tudo pronto para inaugurar a sua Faculdade de Medicina em Jaboatão dos Guararapes. O credenciamento, que autoriza o funcionamento da instituição, acontecerá durante assinatura da portaria do MEC nesta quinta-feira (dia 08.02), às 18h, pelo Ministro Mendonça Filho, com a presença de toda a diretoria da Universidade e do prefeito Anderson Ferreira. A solenidade marca o início dos trâmites para o processo de seleção e publicação do edital de convocação para o vestibular. No primeiro ano, o curso receberá 100 futuros doutores, sendo 50 no primeiro semestre e os outros 50 alunos a partir de agosto.
A fundação da FITS (Faculdade Tiradentes) é resultado do edital do Programa Mais Médicos, que contemplou o município de Jaboatão com 100 vagas para o curso de Medicina e o Grupo Tiradentes como mantenedora preparada para fazer a gestão da nova instituição. A parceria entre o grupo educacional e a Prefeitura do Município é o primeiro convênio COAPES – Contrato Organizativo de Ação Pública para o Ensino da Saúde – de Pernambuco. “Esse tipo de convênio é relevante tanto para a saúde pública, que ganha mão de obra especializada, formada com a prática dentro dos seus serviços de saúde, como para a instituição de ensino, que oferecerá um curso com metodologia dinâmica e totalmente integrado à vivência diária em instituições de saúde pública”, explica Vanessa Piasson, diretora-geral da Faculdade Tiradentes e Facipe no estado.
“Jaboatão é a segunda cidade mais importante do nosso estado e está mostrando que tem potencial para atrair empreendimentos de grande porte”, comemora o prefeito Anderson Ferreira. O município ainda terá como contrapartida da mantenedora a garantia de que 10% de todas as vagas disponíveis serão direcionadas a alunos de baixa renda, estudantes de Jaboatão, matriculados em escolas públicas, que vão concorrer a bolsas integrais para realizar o sonho de cursar medicina. O município também tem sido critério de prioridade na convocação de profissionais e seleção mão-de-obra.
A FITS vai funcionar na Avenida Barreto de Menezes, em área de fácil acesso, próxima ao Shopping Guararapes. Na estrutura da sede, quatro grandes salas de aula, uma sala de videoconferência, seis salas de tutoriais, sala do Google for Education, laboratórios multidisciplinares, morfofuncional e de anatomia e um biotério, para estudos e pesquisas com animais. Desde o início, o curso estará totalmente sintonizado ao PIESF – Programa de Integração do Ensino da Saúde da Família. “Utilizaremos a metodologia PBL, que é baseada no estudo e aprendizado de problemas reais, ou seja, na realidade de nossos hospitais e saúde pública pernambucana”, detalhou Vanessa Piasson.