"Literatura, substantivo feminino" é o mote da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que homenageará a romancista a Luzilá Gonçalves e a poeta Celina de Holanda. A feira acontece de 7 a 12 de outubro, reunindo expositores de todo o País no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife. Em sua segunda edição, a organização fechou uma programação totalmente focada na produção e no olhar da mulher sobre a contemporaneidade.
A lista de convidadas vai das mais novas vozes da literatura a nomes consagrados. Com isso, a programação cultural dá a palavra a mulheres como a autora infantojuvenil Paula Pimenta, a pernambucana Micheline Verunscky, a youtuber carioca Babi Dewet e a paranaense Alice Ruiz. “Estamos trazendo autoras que chamam a atenção pelo que dizem, pelo que escrevem e pelo que vivem. Tivemos o cuidado de garantir que o público terá acesso a todas as tendências e não ficará indiferente a nada que for apresentado”, sustenta o curador Evaldo Costa.
Por sua temática feminina, a feira, pela primeira vez em eventos desta natureza, tem como homenageados duas mulheres. Uma delas é a grande romancista pernambucana Luzilá Gonçalves Ferreira. Nascida em Garanhuns, Luzilá se consagrou no Brasil com obras como Rios Turvos e Muito Além do Corpo, este último agraciado no Prêmio Nestlé de Literatura. Como autora e coautora, Luzilá já publicou mais de 30 livros, dos mais diversos gêneros literários: do conto, passando pelo romance até o ensaio. Uma das obras mais recentes da autora é o infantil A Cabra Sonhadora, editado pela Cepe.
Já Celina de Holanda, cujo centenário foi festejado em 2015, consagrou-se como jornalista e poeta. Nascida no Cabo de Santo Agostinho, ela editou o primeiro livro, O Espelho da Rosa, aos 55 anos. Outros títulos da pernambucana são: A Mão Extrema (1976), Sobre Esta Cidade de Rios (1979), Roda d’Água (1981), As Viagens (1984); Pantorra, o Engenho (1990) e Viagens Gerais (1995), que foi a sua última obra. Celina faleceu em 1999, em decorrência de um câncer. As duas homenageadas serão brindadas com a publicação de novos livros pela Cepe, a serem lançados durante a Fenelivro.
A Fenelivro, realizada mais uma vez em parceria pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), contará com 80 estandes, onde estarão representadas as mais importantes editoras do País. Um público estimado em torno de 100 mil pessoas deverá circular pelo Cecon durante os sete dias do evento, acompanhando uma intensa programação cultural, com lançamentos de livros, debates, mesas redondas e muita contação de história. Todas as atividades serão gratuitas.
MARATONA FENELIVRO
Uma das novidades da segunda edição é o espaço Maratona Fenelivro, que disponibilizará toda a estrutura necessária para que autores locais lancem seus livros. A ideia é disponibilizar sala com equipamento de som e projetor para que os próprios autores comandem seus bate-papos com o público e autografem e comercializem seus trabalhos. Os interessados em participar da maratona de lançamentos deverão encaminhar e-mail para maratona.fenelivro@gmail.com, com detalhes da carreira e obra. Os horários serão definidos pela organização da feira, de acordo com a ordem de inscrição. A Fenelivro contará ainda com um café literário, espaço que pretende reunir escritores para um bate-papo informal, e ampla área para os pequenos leitores, com sessões diárias de contação de histórias.