A NaFoz, feira que reúne artes visuais, arte popular, design, literatura, agroecologia e oficinas para crianças, acontece neste sábado (10) e domingo (11) nos jardins da Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos. A programação, totalmente gratuita, começa às 10h e vai até às 19h. A 4ª edição do evento tem como convidado especial o artista plástico e artesão Getúlio Maurício. Ele apresenta obras com o ‘Galo Exú’, personagem criado por ele e que está presente em muitos de seus trabalhos em forma de escultura.
Na ala da arte popular, o trabalho de três mestres artesãos inéditos na feira: a mestra Cida (Belo Jardim, PE) com as famosas cabeças de barro; a mestra Luíza dos Tatus (Belo Jardim, PE), com seus tatus e animais também vindos do barro; e o mestre Gilson (Lagoa Grande, PE) que transforma troncos de árvore em girafas e em outros animais. As peças do mestre Nena e da Cerâmica do Cabo, já fazem parte dos expositores permanentes. Assim como Aline Feitosa, do Pequeno Ateliê, com seu colorido casario, baiteras (barcos) e La Ursas, peças que mexem com a memória afetiva das pessoas.
Ainda na ala do artesanato, estarão presentes os colares e redes feitos por Juan Perez, da tribo Warao (Venezuela) e os guardanapos de linho bordados por Eva Amara (Passira, PE), ótimos para presentear ou usar nas festas de fim de ano.
A ceramista Micaella Alcântara participa pela primeira vez trazendo objetos que podem ser usados tanto para decorar quanto para servir. São utilitários e objetos em cerâmica, com identidade forte e originalidade. Antiguidades assinadas e outras minuciosamente garimpadas são encontradas com a Bons Tempos, de Marília Benevides, e com João Cerqueira, da Pepita Garimpo.
No design, a feira traz do Rio Grande do Norte as cadeiras da Tramei, criadas pela dupla potiguar Helêna Macêdo e Cecília Miranda. Também presente na feira as diferentes concepções para joias em prata da Soy Marina, que mistura prata com pedras naturais; a Hécate, que usa as artes visuais como referência; e a Nós, com design simples e atemporal. Todas são joalherias artesanais, trabalhadas manualmente.
A Deriva, criada pelas gêmeas Lara Moura e Gabriela Aguiar, faz moda autoral e lança um ‘drop’ especial de fim de ano com peças únicas pintadas à mão.
Na parte gastronômica, o Chef Yuri Machado, do Restaurante Ca-já, preparou um cardápio especial com entradas, petiscos e paneladas.Também vai levar os queridinhos: Ceviche e bolinho de siri, além das caipifrutas com frutas da estação.
Já o Motche Restô estará com a parte de pastelaria e sobremesas. Os queijos de castanha da Luolí e o sorvete da Jazzlato, ambos veganos, também marcam presença. O público também pode conferir os produtos da Quitanda Agroecológica e os sabores e aromas da Cafés do Brasil. A Debron leva o chope e a Zahil algumas opções de vinhos. Quem também participa da NaFoz é a Ame Ciclo que estará incentivando e orientando sobre o uso de bicicletas na cidade.
Para as crianças foi penada uma programação com oficinas de cookies com o Chef português Nuno Ricardo, customização de ecobag com a Love Trash; e a de cerâmica, para criarem a decoração de natal, com Micaella Alcântara.
A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre estará aberta para visitação com visita guiada.O estacionamento será ao lado, na Fundação Joaquim Nabuco e no Marista. A entrada da Feira NaFoz é gratuita. Estacionamento gratuito (Fundação Joaquim Nabuco e Marista). As oficinas para crianças são gratuitas e não precisam de inscrição.
A visita a Casa de Magdalena e Gilberto Freyre custa 15 reais (inteira) e 7,50 (meia-entrada)
Feira NaFoz
Sábado e domingo, 10 e 11.12 – Das 10h às 19h