Nordeste lidera crescimento econômico no Brasil em 2024 - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Nordeste lidera crescimento econômico no Brasil em 2024

Revista algomais

Paraíba e Rio Grande do Norte se destacam entre os estados com maiores altas no PIB. Imagem de abertura criada com ChatGPT

A economia nordestina superou a média nacional em 2024, registrando crescimento de 3,8%, frente aos 3,5% do Brasil, conforme dados da Resenha Regional do Banco do Brasil. Os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte lideraram o desempenho econômico, com avanços de 6,6% e 6,1%, respectivamente. Outros destaques foram o Ceará, com 3,9%, e Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe, que alcançaram 3,6%.

Agenda TGI

O setor de serviços foi o motor do crescimento na região, com alta de 4%, acima da média brasileira de 3,6%. A indústria nordestina também apresentou desempenho superior, avançando 3,4% contra 3,3% no restante do País. No entanto, o ramo agropecuário enfrentou retração geral, mas o impacto foi menor no Nordeste, com queda de 1,7% ante os -2,5% da média nacional.

Danilo Cabral, superintendente da Sudene, destacou que o reposicionamento do Nordeste como prioridade nas políticas públicas federais impulsionou os resultados. “A Nova Indústria Brasil, o Novo PAC e o novo olhar sobre a agenda de sustentabilidade mostram que o Nordeste é parte da solução para o Brasil”, afirmou. Cabral também enfatizou a importância dos fundos regionais FNE e FDNE e a retomada de projetos como a Ferrovia Transnordestina.

Para 2025, a economia nordestina deve crescer 1,9%, segundo projeções do Banco do Brasil. O setor agropecuário, com estimativa de alta de 2,9%, deve liderar o avanço.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon