Na próxima sexta-feira (20) acontecerá o happy hour de lançamento do Projeto MOBCidades. O evento será promovido pelo Movimento Observatório do Recife (ODR) em parceria com o INCITI/UFPE, Meu Recife, Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), Grupo Contestação, Movimento RUA e Ameciclo a partir das 18h30, na Rua do Bom Jesus (em frente ao número 191), no Bairro do Recife. A ação promoverá também um debate que tratará sobre mobilidade, orçamento público e direito à cidade.
O projeto MOBCidades - Mobilidade, Orçamento e Direitos, é promovido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), de Brasília, em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis (Rede de Cidades). A iniciativa visa fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte. Com o fundamento de fortalecer ações semelhantes sob um mesmo “guarda-chuva” temático, o MOBCidades vai articular agendas nacionais de discussão sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).
As cidades participantes do projeto assumiram o compromisso de multiplicar a metodologia Orçamento e Direitos, desenvolvida pelo Inesc, com o objetivo de mobilizar cerca de 50 organizações durante os três anos de execução da iniciativa. Em cada cidade, as entidades locais vão promover e articular atividades formativas, de incidência, de comunicação e de monitoramento das respectivas políticas públicas de mobilidade urbana.
"Essa é uma agenda de trabalho que a sociedade civil precisa, mais do que nunca, começar a se articular em âmbito nacional para influenciar a adoção de políticas públicas que realmente façam a diferença na vida das pessoas”, afirma Lígia Lima, assessora de Programas do Observatório do Recife.
O MOBCidades é financiado pela União Europeia e contempla os municípios de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Piracicaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP).