Já está rodando no Recife, em fase de testes, um ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) movido a eletricidade. O diferencial é que ele é zero poluente, 100% elétrico e não consome combustível. De iniciativa da Mobi-PE, operadora da linha 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, o veículo será testado durante dois meses. O objetivo é avaliar seu desempenho em linha regular e verificar a possibilidade de utilização de novas tecnologias na frota, com uso de energias limpas e sustentáveis.
Maior que um ônibus convencional e menor que um BRT, sua capacidade é para 80 passageiros. Todo o carregamento das baterias, acopladas na tomada de energia, é realizado na segunda garagem da Mobi-PE, no bairro da Várzea. A carga do ônibus elétrico é feita entre três e quatro horas, permitindo que o veículo consiga rodar até 300 km, podendo variar conforme condução do operador. Sua capacidade de potência é de 400 HP (Unidade de potência), enquanto o BRT é de 310 HP.
A novidade é fruto de parceria entre a empresa chinesa Build Your Dreams (BYD), referência em energia limpa e maior fabricante global de veículos elétricos (de 2015 a 2018), e a Mobi-PE, operadora da linha.
Testes em eventos
Além da avaliação em linha regular, o veículo também será testado durante dois eventos de grande porte, que serão realizados na capital pernambucana. Do dia 02 ao dia 05 de outubro, o ônibus elétrico será utilizado durante o REC’n’Play, festival que terá lugar no Bairro do Recife, com mais de 300 atividades. Serão quatro dias de shows, experiências, palestras e oficinas, nas áreas de Tecnologia, Economia Criativa e Cidades Inteligentes.
Em novembro, o veículo estará à disposição dos participantes da Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas (CBMC), que será realizada entre os dias 6 e 8 de novembro, também no Bairro do Recife.