(Do Senai-PE)
Uma parceria entre o SENAI Pernambuco, a Stellantis e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está proporcionando transformação para a vida de mais de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade. Neste sábado (18), 117 novos profissionais participarão da última aula do curso de Qualificação em Montagem de chicotes automotivos – um curso de curta duração criado pelo SENAI Cabo para atender, exclusivamente, à demanda por mão de obra capacitada para a fábrica que a montadora mantém em Jaboatão dos Guararapes. A expectativa, agora, é que 70% dos formandos passem a fazer parte do quadro de empregados da indústria. A formação de novas turmas também está presente nos planos futuros das instituições.
Os alunos foram selecionados pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, entre moradores de comunidades localizadas no entorno da fábrica que estavam fora do mercado de trabalho, principalmente aqueles em busca do primeiro emprego. Ao todo, foram escolhidas 120 pessoas e formadas quatro turmas. As aulas ocorreram no SENAI Cabo, entre maio e junho, em laboratórios pensados e equipados pela Stellantis para funcionarem como verdadeiras linhas de produção. Enquanto a gestão municipal arcou com os custos de transporte, a montadora foi responsável por fornecer a alimentação dos estudantes.
Além de adquirirem conhecimentos teóricos e práticos com profissionais que atuam ou já atuaram na Stellantis, os alunos também aprenderam conteúdos relacionados ao mercado de trabalho. Todos os custos da formação profissional foram financiados pelo Programa Emprega +, parceria do Governo Federal e do SENAI Nacional que visa formar novos profissionais ou requalificar aqueles que já estão no mercado de trabalho, por meio da oferta de vouchers disponibilizados às próprias indústrias.
“Por meio dessa parceria, conseguimos montar um projeto que trouxe ganhos para todos os envolvidos e, principalmente, para a população local. Conseguimos capacitar pessoas de forma extremamente assertiva, pois partimos de uma demanda da própria Stellantis, que está realmente em busca desses profissionais, tanto para preencher postos vagos quanto para ampliar sua produção”, ressaltou o gerente Escolar do SENAI Cabo, Fernando Freyre. Segundo ele, a ideia é que esse curso possa ser ofertado com maior regularidade no futuro.
Para a Stellantis, o treinamento personalizado facilita a absorção desses profissionais no mercado, uma vez que eles já entram na empresa conscientes do funcionamento do processo produtivo. “A Stellantis preza por abraçar as comunidades nas quais está presente. Através de parcerias como essa conseguimos contribuir para o desenvolvimento local, atrair profissionais mais qualificados e garantir processos mais ágeis na busca por novos talentos”, afirma Sérgio Marques, plant manager da Stellantis Autopeças Jaboatão.
Secretária de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, Andrea Galdino ressalta a importância de parcerias como essas para a criação de emprego e renda para a população local e para a redução da desigualdade social. “Essa parceria é de extrema importância para os nossos munícipes. Nossos usuários são encaminhados para o SENAI-PE, qualificados para o mercado de trabalho e encaminhados para uma oportunidade de emprego, saindo da condição de vulnerabilidade e sendo autônomos de suas próprias histórias”, comenta.