--> Parlamentares defendem recursos para recuperação emergencial do Metrô do Recife - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Parlamentares defendem recursos para recuperação emergencial do Metrô do Recife

Revista algomais

O senador Humberto Costa e o deputado federal Carlos Veras defendem que o Governo Federal invista em obras emergenciais para recuperação do Metrô do Recife e só depois que se discuta o modelo de gestão da empresa, que vive um processo acentuado de sucateamento desde que entrou no Programa Nacional de Desestatização (PND). O sistema foi paralisado na última quinta-feira (13) em protesto às condições de operação atuais e contra a permanência da companhia no projeto de concessão desenhado pelo Governo Bolsonaro. Os parlamentares estiveram ontem (17) na sede da Fiepe para tratar do futuro da Transnordestina, outro empreendimento sobre trilhos que o Estado luta para obter investimentos públicos.

Humberto Costa e Carlos Veras integraram a mesa da reunião na Fiepe discutiu futuro da Transnordestina em Pernambuco

"Nosso entendimento é que urgentemente o Governo Federal precisa viabilizar recursos para uma recuperação imediata do metrô. A interrupção desse processo de sucateamento grave que está acontecendo nesse momento e, posteriormente, nós discutirmos qual será o desenho que o metrô terá. Se continuará estatal, comandado pelo Governo Federal, e nós defendemos isso. Ou se ele será posto para uma concessão, comandada pelo Governo do Estado. Não é a proposta que nós defendemos, mas nós sabemos que ela existe. Mas vamos trabalhar para ver qual é a melhor saída. No PAC, se houver algum anúncio sobre o Metrô, deve ser desses recursos para essa recuperação emergencial e não para a modelagem que virá em seguida. Acredito, mas tudo pode acontecer".

Agenda TGI

O deputado federal Carlos Veras, também presente no evento, afirmou que tem cobrado agilidade na liberação de recursos para o metrô. "O metrô precisa de uma requalificação, precisa resolver problemas estruturais de forma emergencial para garantir o seu funcionamento. Sem levar a risco à vida da população pernambucana. Depois vamos fazer um debate com os trabalhadores e com o governo pra ver qual será o melhor modelo de gestão do metrô".

O parlamentar afirma que ao defender a tarifa zero do sistema, o posicionamento da bancada do PT é pela continuidade do serviço dentro da esfera pública federal. "Vamos fazer parceria com a iniciativa privada e garantir a tarifa zero? Esse é um debate que vamos fazer. O que queremos? Um metrô funcionando em perfeitas condições, sem levar risco a sociedade, com serviço de qualidade e tarifa zero. Esse é o grande empenho da bancada do Partido dos Trabalhadores e não tenho dúvida que a bancada de Pernambuco nos unifica no debate da requalificação e da melhoria do atendimento e serviço prestado do transporte público através do metrô. Não tenho dúvida que todos nós vamos estar juntos nessa caminhada para resolver os problemas estruturais e emergenciais e depois fazer o debate sobre a modelagem.

Sobre a inclusão do Metrô do Recife no PAC 3, Veras repetiu a mesma percepção de Humberto Costa. "No PAC, o que nós queremos colocar são os recursos para o metrô. A questão de mérito (sobre o modelo de gestão) é um debate que temos que fazer com o conjunto da sociedade e com lideranças políticas", afirmou Veras.

Humberto Costa, como presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, se reuniu ontem (17) com a governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas. Na pauta, a realização de uma diligência para debater os problemas do metrô do Recife. A missão do colegiado, que deve acontecer na primeira semana de agosto, vai reunir representantes do governo federal, do governo do estado, do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), além de outras entidades da sociedade civil. "Foi uma reunião para externar a nossa preocupação com o tema. Está na agenda da Comissão de Assuntos Sociais, inclusive, um encontro com a governadora durante a diligência no Recife. Queremos ampliar o debate, incluir todas as entidades e a sociedade. Vamos fazer dessa pauta uma questão prioritária para o nosso estado. Não podemos nos omitir diante de um problema que atrapalha a vida de milhares de pessoas todos os dias", afirmou o senador. A reforma tributária e a conclusão da Transnordestina também foram tratados na reunião.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon