Paulista: Uma Reflexão Dos 90 Anos Da Cidade - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Paulista: uma reflexão dos 90 anos da cidade

Revista Algomais

*Ricardo Andrade

A defesa do patrimônio, da identidade e pertencimento de um território, guarda sua cultura e a História de uma gente, de sua memória coletiva. 90 anos não são 90 dias, e por isso o Movimento Pró-Museu e o IHGAAP (Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico, Antropológico do Paulista) coordenam a Plataforma “Paulista Centenária”, uma série de estudos e debates sobre o planejamento urbano, com vistas à chegada dos 100 anos da cidade, em 2035.

Paulista antes e depois da C.T.P e dos Lundgren, do novos Distritos Industriais em Paratibe e em Maranguape II, antes e depois das Vilas da antiga COHAB, do Paulista North Way Shopping, da ACLF, Carrilho, MRV e a nova expansão imobiliária, da chegada das grandes redes verejistas de supermercados, de seu lindo litoral e belezas naturais, de seu comércio pujante.

Um novo ciclo de desenvolvimento foi desenhado, com o Plano Diretor na década de 1990, e a cidade “inchou”, sem que os instrumentos de regulação dessem conta da infraestrutura e da mobilidade exigida. Um período em que o Poder Local não foi acompanhado por gestões e governança à altura desse processo, que foi contínuo e desordenado.

A regularização fundiária anda a passos lentos, enquanto a especulação e os crimes ambientais andam em alta velocidade. Apesar de bons índices de escolaridade (Ideb), a cidade tem ainda uma saúde precária, com cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica, em 2020, de 48,2% (ver em www.proadess.icict.fiocruz.br).

Não podemos esquecer de sua vocação turística e do seu potencial ativo, nas várias dimensões, agregado à cultura e ao patrimônio, valorizando seus artistas, empreendedores, pescadores, ribeirinhos e atores locais.

“Em cima o céu é mais azul, é mais bonito”, canta o Hino escrito por Joel Andrade; enquanto a bandeira desenhada pelo saudoso Hidelbrando Eugênio, ostenta a insigne, “Ordem e Trabalho”.

Que venha outras 90 primaveras, de uma Paulista de utopias, justiça e de conquistas, sem ter vergonha de olhar pro seu passado, construindo no presente, os caminhos de seu futuro promissor.

*Ricardo Andrade é historiador, Cientista Político, Presidente do IHGAAP.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon