PE ultrapassa marca de 10 mil profissionais da saúde chamados para atuar na pandemia

Do Governo de Pernambuco

Em mais um esforço para qualificar a assistência aos pacientes com Covid-19, o Governo de Pernambuco autorizou a ampliação de vagas em seleções simplificadas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), possibilitando o chamamento de mais 828 profissionais, entre médicos e outros trabalhadores da saúde, para atuar em unidades sob gestão estadual espalhadas em todas as regiões do Estado. Além disso, também foi anunciada a nomeação de mais 6 novos profissionais de saúde aprovados em concurso público para reforçar o quadro do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A lista dos aprovados em concurso e a autorização de ampliação de certames simplificados foram divulgadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com o novo quantitativo, o Governo de Pernambuco já convocou mais de 10 mil profissionais para atuar no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado, sendo 3.267 profissionais aprovados em concurso público e outros 7.863 aprovados por meio de seleções simplificadas.

Para o Hospital Dom Moura, foram convocados quatro médicos clínicos e dois fisioterapeutas em terapia intensiva. Já nos próximos dias, a unidade deve colocar em funcionamento mais dez leitos de UTI para atender os casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, reforçando o quantitativo de vagas no Agreste pernambucano. A partir da publicação em DOE, os candidatos terão o prazo de cinco dias para tomarem posse e 48h, após a posse, para se apresentarem no local de exercício funcional comunicado pela SES-PE.

Já os 828 profissionais classificados em seleções simplificadas da Secretaria, sendo 491 profissionais de diversas áreas de nível superior, 283 de nível médio e 54 médicos, começaram a ser chamados hoje. Eles estão divididos nas seguintes categorias: médico (cirurgião, clínico geral, coloproctologista, intensivista, neonatologista, neurocirurgião, pediatra, tocoginecologista, traumato ortopedista e urologista) assistente social, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico em radiologia. Os aprovados serão encaminhados para serviços espalhados pela I (Recife), II (Limoeiro), IV (Caruaru), V (Garanhuns), VII (Salgueiro), XI (Serra Talhada) e XII (Goiana) Gerências Regionais de Saúde (Geres).

“O investimento em recursos humanos é uma das principais estratégias no enfrentamento à Covid-19 e o Governo de Pernambuco tem atuado fortemente nessa frente. Com a abertura de novos leitos nas unidades de saúde, principalmente nas regiões que registraram maior aumento de casos, como o Agreste, é essencial ampliar também o número de profissionais envolvidos nas ações de assistência e vigilância”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon