Pernambuco na rota mundial da moda sustentável hoje (16) – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Pernambuco na rota mundial da moda sustentável hoje (16)

Pernambuco entra de vez no circuito internacional em defesa da moda sustentável, fincada em pilares como trabalho digno, respeito ambiental e comércio justo. Muito além de uma simples tendência de comportamento, o conceito tem pautado o engajamento em movimentos sociais, direcionado o mercado e conquistado clientes.

Nessa agenda mundial, o Marco Pernambucano da Moda participa, em abril, de dois importantes eventos: no Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil (16/04), adere à campanha Fair Button; e do Fashion Revolution Brasil, no dia 23 de abril.

Nesta terça-feira (16/04), haverá o lançamento da plataforma digital (fairbutton.com) para quem quiser se incorporar à campanha. O público poderá adquirir peças criadas especialmente para o Fair Button, numa ação reconhecida mundialmente pela inserção de um botão azul nos produtos, assinalando, assim, o compromisso com a proteção dos direitos da infância

As peças produzidas pelas marcas locais Viva Yemanjah, Dalla Strada e a Menina dos Olhos (ex-incubada do Marco Pernambucano da Moda), e as assinadas pelo designer Macivaldo Santos, além de disponíveis para compras online, estarão expostas no Espaço Conceito do Marco Pernambucano da Moda, no Bairro do Recife.

Para Fredi Maia, gestor do Marco Pernambucano da Moda, o desafio é sensibilizar os empreendedores locais do setor, mostrando que a sustentabilidade é hoje é um conceito definitivo e essencial aos que querem se manter no mercado. “Atuamos, então, antecipando demandas, participando de iniciativas que possam contribuir que que as novas e as já tradicionais empresas estejam preparadas para atender esse novo momento do mercado”, afirmou.

A campanha Fair Button – vinculada à World Fair Trade Organization (Organização Mundial de Comércio Justo), com apoio da Abrinq Foundation – destina a renda será revertida com a venda dos produtos para instituições de proteção aos direitos das crianças em projetos de estímulo educacional.

FASHION REVOLUTION – Outra iniciativa que o Recife receberá é uma edição do Fashion Revolution, movimento sem fins lucrativo espalhado por mais de 100 país. No dia 23 de abril, a partir das 19h, haverá palestra do empresário Marcos Queiroz, da Refazenda. Ele é o único brasileiro que participou do Fórum de Recursos Mundiais – maior evento sobre sustentabilidade e recursos naturais do mundo, promovido pela ONU, para contar a trajetória da marca.

A proposta do Fashion Revolution é dar visibilidade à moda sustentável e surgiu após uma tragédia, em Bangladesh, na Índia, no dia 24 de abril de 2013, com desabamento do edifício Rana Plaza. No local estavam trabalhadores em condições análogas à escravidão, deixando mais de mil mortes e 2,5 mil feridos. Desde então, o Fashion Revolution Day ganhou força e transformou-se na a Fashion Revolution Week.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon