Em meio ao período de turbulências nas primeiras semanas do governo Temer, o resultado da pesquisa do CNT/MDA indicou que o ex-presidente Lula é o nome que mais se valorizou nesse momento. Ao avaliar a intenção de voto estimulada para presidente, caso a eleição fosse hoje, o nome do pernambucano sairia na frente com índice que varia entre 22% e 22,3% dos eleitores, a depender de quem seriam seus concorrentes.
Nos quadros desenhados para os possíveis segundos turnos, Lula venceria Michel Temer, mas seguiria perdendo nos cenários com Marina Silva ou com Aécio Neves. No entanto, mesmo nos cenários em que sairia derrotado, o desempenho do ex-presidente melhorou nos indicadores.
O instituto de pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 estados no período de 2 a 5 de junho de 2016. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
AÉCIO X LULA
Na pesquisa realizada pelo mesmo instituto em Fevereiro, num eventual segundo turno diante de Aécio Neves, Lula perderia (Aécio - 40,6% x Lula - 27,5%). No estudo deste mês de junho, o tucano seguiria vencendo o petista, mas com margem bem reduzida, já entrando na margem de erro (Aécio - 34,3% x Lula - 29,9%).
MARINA X LULA
No cenário contra Marina Silva, a ex-senadora do Acre também venceria Lula no segundo turno. Mas, como no cenário anterior, o petista se aproximou das intenções de voto da presidente da Rede Sustentabilidade. Em fevereiro o placar era Marina - 36,6% x Lula - 26,3%. No estudo deste mês Marina marca 35% x Lula 28,9%.
LULA X TEMER
Na primeira pesquisa em que avalia um enfrentamento entre Lula e Temer, o petista bate o atual presidente. Lula - 31,7% x Temer - 27,3%.
Acesse a pesquisa na íntegra aqui.