A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel em PE) divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa realizada com empresários do setor de alimentação fora do lar no estado. Os números revelam que quase um quinto das empresas sofreu prejuízo em fevereiro, com um aumento de dois pontos percentuais em relação a janeiro. Os principais motivos dessa queda de desempenho foram a redução nas vendas do mês (88%), uma diminuição no número de clientes (75%) e o aumento do custo de alimentos e bebidas (56%).
Além disso, a pesquisa apontou que 35% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, representando o número mais baixo em comparação com pesquisas anteriores. Adicionalmente, 41% das empresas estão enfrentando dívidas em atraso, com destaque para impostos federais, empréstimos bancários, impostos estaduais e encargos trabalhistas e previdenciários.
O presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, destacou que o setor enfrenta desafios significativos neste período pós-carnaval e com o início das chuvas. Ele ressaltou a importância de as autoridades e stakeholders estarem atentos e buscarem soluções para apoiar as empresas nesse momento delicado. Diante desse cenário desafiador, a Abrasel contratou recentemente os serviços da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de realizar um estudo profundo do setor, visando identificar problemas e apontar caminhos para soluções.