O boletim Mensal do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, divulgado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), indicou que entre os meses de abril e maio houve um crescimento de 2,3%. Na comparação entre maio de 2021 com o mesmo mês de 2020, o crescimento do PIB foi de 11,5%.
No acumulado deste ano a variação já alcança o patamar de 5,6%. No desempenho acumulado de 12 meses o PIB registrou crescimenro de 2,2%.
Entre abril e maio, a agropecuária que registrou um ligeiro resultado negativo (-1,1%), mas cresceu 4,2% em relação a maio de 2020 e 10,1% no acumulado janeiro-maio/2021.
Já a indústria registrou crescimento de 2,7% entre abril e maio. Em relação a maio do ano passado, a recuperação foi de 35%. O acumulado anual desse setor tem um crescimento de 17,3%.
O setor de Serviços apresentou importante crescimento nos três primeiros comparativos. Entre maio e abril o avanço foi de 2%. Na comparação com maio do ano passado, a recuperação foi de 6,7%, enquanto que no acumulado deste ano a retomada é de 2,4%. "Considerando que foi o setor mais impactado pela Pandemia do Covid-19 e, por ser o de maior peso na economia estadual, o fato representa um bom sinal", comenta o diretor de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem.