Semana da consciência negra celebra ancestralidade com espetáculos gratuitos e programação diversificada
Na Semana da Consciência Negra, o Festival Circo Preto – Negritude no Centro do Picadeiro chega às escolas públicas do Recife com apresentações circenses gratuitas que unem arte, cultura e ancestralidade. Pela primeira vez, as escolas se transformam em palcos para o evento, que busca valorizar a cultura afro-brasileira e formar novas plateias. A programação, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura do Recife, reúne espetáculos de Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais até o dia 1º de dezembro.
Nesta quinta-feira (21), as atividades começam na Escola Municipal João Pessoa Guerra, na Várzea, com o espetáculo “Um Curto-circuito de Risos!”, do Palhaço Gambiarra (PE), prometendo diversão com números de malabarismo e equilíbrio. Às 16h, a Trupe Circuluz apresenta “Círculo Brincadeira” na Escola Santa Edwiges, em Afogados, explorando elementos das culturas afro-brasileira e indígena em uma narrativa lúdica. Na sexta-feira (22), a Escola Municipal Célia Arraes recebe o Palhaço Bam Bam, da Paraíba, com o espetáculo “Arara Azul”, que combina música, mágica e interação com o público.
No sábado (23), o Coletivo Ilusório, de Minas Gerais, apresenta “Intermitente” na Escola Pernambucana de Circo, às 18h, mesclando teatro de sombras e malabarismo. Encerrando o fim de semana, o Coletivo 3º Ato (PE) apresenta “Frevo na Ponta do Nariz” no domingo (24), às 16h, em Santo Amaro, com uma combinação de música ao vivo, palhaçaria e histórias sobre o frevo, exaltando a cultura pernambucana.
Serviço
Festival Circo Preto – Negritude no Centro do Picadeiro
Período: 16 de novembro a 1º de dezembro
Entrada: Gratuita
Informações: Instagram do Festival