As inscrições vão até o dia 30 de março
O Porto Social – um centro de soluções voltado ao estímulo e crescimento do terceiro setor – lançou, nesta terça-feira (15), edital para o processo seletivo do Programa de Incubação para Iniciativas Sociais (INCS) com apoio da Prefeitura do Recife. O regulamento completo do edital está disponível no site do Porto Social (www.portosocial.com.br). As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e serão válidas para os que preencherem o formulário completo até o dia 30 de março.
De acordo com a Gestora Educacional do Porto Social, Danielle Emerenciano, a parceria com a Prefeitura é fundamental para levar adiante o programa: “darmos continuidade ao INCS com essa parceria, é fundamental para resgatar e reconstruir o valor das iniciativas de impacto social positivo, que transformam realidades. É uma oportunidade de promovermos mudança, renovação e transformação de histórias e contextos de vida”.
Esta é a sexta edição do programa que já capacitou mais de 250 iniciativas sociais. É necessário que as iniciativas tenham de um a três membros dispostos a participar das atividades programadas, frequentando 75% das 200 horas de atividades. De acordo com o Porto Social, o trabalho segue a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que ela aponta.
O edital do INCS vai selecionar empreendimentos sociais e iniciativas em fase inicial, com impacto positivo no Grande Recife. Criado para profissionalizar projetos já em andamento, com ou sem formalização jurídica, o processo do programa acontece em 10 meses e conta com palestras, workshops, mentorias individuais recorrentes e eventos de conexão. A seleção é dirigida a iniciativas sociais que apresentam soluções para problemas sociais e ambientais.
“A parceria entre o Porto Social e a Prefeitura do Recife possibilitou um estreitamento nas relações da gestão pública com o terceiro setor, repercutindo numa melhoria do cuidado e atendimento com o usuário final. O processo de incubação é muito importante, pois contribui para o fortalecimento da gestão dos empreendimentos e projetos sociais de impacto. O gerenciamento financeiro e contábil, por exemplo, é de extrema importância para qualquer negócio e, na incubação, os projetos recebem o apoio necessário para se desenvolverem da melhor maneira”, contou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife.