Prefeitura do Recife anuncia pacote ações com o foco na empregabilidade

(Da Prefeitura do Recife)

A Prefeitura do Recife lança em maio um pacote de ações com o foco na empregabilidade das pessoas. No Dia do Trabalhador (1º), o prefeito João Campos lançou, durante visita ao Mercado da Boa Vista, uma nova funcionalidade na Plataforma GO Recife, o “Mural de Oportunidades”, aproximando ainda mais os micro e pequenos empreendedores de quem deseja contratar, anunciou edições descentralizadas da Arena GO nos mercados públicos e nas unidades dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) aos sábados, além do edital para contratação de 133 novos instrutores para os cursos do programa Qualifica Recife, da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. Essas iniciativas se somarão a outras que serão divulgadas nos próximos dias, com impacto na geração de emprego na cidade.

“A gente está aqui no mercado da Boa Vista, neste 1º de maio, para fazer uma série de anúncios. O primeiro deles é que a gente não vai comemorar apenas hoje, o mês de maio inteiro vai ser repleto de novos anúncios e atividades referentes ao trabalhador e à trabalhadora recifenses. A gente começa hoje fazendo o anúncio que o nosso Go Recife agora vai passar a ter um Mural de Oportunidades para quando você, por exemplo, precisar fazer uma pintura na sua casa, você tira uma foto, coloca no Mural de Oportunidades e quem estiver cadastrado e puder prestar esse serviço, vai receber um WhatsApp de maneira imediata, para gente linkar a necessidade do trabalho com as pessoas que podem realizar esse serviço”, anunciou o gestor.

“A gente também vai lançar o edital para contratar mais 100 novos professores para as nossas escolas de qualificação, aumentando a grade de cursos e a oportunidade de formar os recifenses. A gente também vai lançar várias outras ações ao longo do mês como as frentes de trabalhos e ações de desburocratização que fortalecem o empreendedorismo. Com isso, a gente mostra que o Recife respeita o trabalhador e a trabalhadora e, mais do que isso, a gente quer ver todo mundo com atividade, trabalhando e tendo a oportunidade de ganhar a sua renda. Viva o trabalhador e trabalhadora recifense”, complementou o prefeito João Campos.

Uma das novidades no “mês da empregabilidade” é o Mural das Oportunidades, uma nova funcionalidade dentro da plataforma GO Recife. A partir do Dia do Trabalhador, a ferramenta oferece um “plus” para dar aquela ajuda a quem busca por serviços. O sistema selecionará e catalogará as demandas num mural virtual e encaminhará a oportunidade de trabalho aos profissionais cadastrados no GO que têm relação direta com as demandas geradas.

De forma simples e descomplicada, qualquer pessoa pode acessar o GO Recife e divulgar dentro do ‘Mural de Oportunidades’ a busca de um profissional para a realização de serviços, como a necessidade de contratar um encanador, eletricista, cantor, DJ, animador de festa infantil, diarista, professor particular, por exemplo. O GO Recife se encarregará de avisar aos profissionais cadastrados que a oportunidade está disponível no Mural. Dentro do ambiente do Mural é possível negociar valores de contratação, condições de pagamento e prazos, por exemplo. Uma espécie de leilão em que o contratante terá a oportunidade de escolha e o profissional de negociar sua mão-de-obra.

Durante todos os sábados de maio, a Prefeitura do Recife vai promover ações descentralizadas da GO Recife com serviços voltados à empregabilidade, geração de renda e ao empreendedorismo. A primeira edição será no dia 7, nas unidades dos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Hélder Câmara (Coque) e Miguel Arraes (Madalena) e nos mercados públicos de Casa Amarela, São José, Boa Vista e Encruzilhada, das 8h às 12h. Nesses locais, equipes técnicas prestarão atendimentos de formalização de Microempreendedor Individual (MEI); cadastro dos interessados no GO Recife; orientação sobre Seguro Desemprego; inscrições para o programa Crédito Popular do Recife (CredPop Recife) e serviços da Agência de Emprego e Sala do Empreendedorismo, entre outros atendimentos de entidades parcerias.

Para reforçar o time de instrutores nas Escolas Profissionalizantes do Recife, a Prefeitura vai iniciar um processo de seleção pública simplificada de 133 professores para o Qualifica Recife. O salário oferecido será de R$ 1.653,75. Todo o cronograma e edital do certame será divulgado nos próximos dias pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP). O edital completo será publicado no Diário Oficial do Município.

Priorizando esforços no reforço em ações na Primeira Infância e na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação do Recife preparou um calendário de frentes de trabalho para o ciclo 2022 que envolverão prestação de serviços em escolas e creches, focando a contratação de mão de obra nas comunidades da cidade. Até o fim do ano, serão admitidos cerca de 1 mil trabalhadores para as atividades e disponibilizadas seis mil diárias por mês para os servidores.

Além disso, ao longo do mês, a Prefeitura do Recife vai promover ações para desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios para quem deseja empreender ou expandir os negócios na cidade, bem como ampliar a oferta de crédito facilitado para os micro e pequenos empreendedores.

GERAÇÃO DE EMPREGO EM ALTA – Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, nos três primeiros de 2022, o Recife acumula saldo positivo de mais de 6,4 mil empregos com carteira assinada, tendo os setores de Serviços e de Comércio os principais responsáveis por contribuir pela geração de oportunidades na cidade. O indicador registra crescimento de 1,30% no trimestre.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon