A produção industrial de Pernambuco registrou em setembro um crescimento de 3,9% na comparação com agosto, de acordo com os dados revelados na Pesquisa Industrial Mensal Regional do IBGE. Com o desemprenho, o Estado alcançou o melhor resultado do País entre os 15 locais pesquisados. A média nacional no período foi negativa em 0,4%, com redução em 9 estados. O Ceará, com diminuição de 4,4% teve o pior resultado no estudo.
Mesmo com o crescimento, a indústria de Pernambuco ainda está 4,4 pontos percentuais abaixo dos níveis pré-pandemia.
No acumulado do ano (janeiro-setembro), frente a igual período de 2020, os resultados de Pernambuco foram positivos, com alta de 2%. Já na variação acumulada nos últimos 12 meses (de setembro de 2020 a agosto de 2021), Pernambuco avançou 3,9%.
Análise por segmento
No acumulado dos últimos 12 meses os destaques de crescimento industrial são a fabricação de outros equipamentos de transporte (alta de 64,6%), a metalurgia (aumento de 17,7%) e a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (15,8%). Os únicos setores que registraram diminuição de desempenho nos últimos 12 meses são da fabricação de produtos alimentícios (-3,1%) e da fabricação de sabões, detergentes, produtos de perfumaria e higiene pessoal (-2,6%).