Capital pernambucana passa a contar com 65 pontos para arrecadação de peças usadas; iniciativa aposta na moda sustentável e na transformação social
Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte têxtil, o Recife passou a integrar a rede do projeto “Repense Reuse”, da Humana Brasil, que promove a economia circular por meio da reutilização de roupas, calçados e acessórios. Desde março, a capital pernambucana conta com 65 pontos de coleta, somando-se aos mais de 400 espalhados pelo país. A proposta une moda sustentável, responsabilidade social e combate ao desperdício, dando novo destino a peças esquecidas no guarda-roupa.
O projeto, criado em 2021, já arrecadou cinco toneladas de roupas no Recife, antes mesmo da campanha de divulgação ser iniciada. “Já arrecadamos 5 toneladas de roupas no Recife, mesmo sem termos iniciado oficialmente a campanha de divulgação dos pontos de coleta. Isso mostra o potencial do engajamento da população e o quanto o tema da reutilização está ganhando força. O pernambucano gosta de doar”, afirma Claudia Andrade, executiva da Humana Brasil. As peças são encaminhadas ao centro de triagem e armazenamento localizado no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade.
Mais do que uma ação de logística reversa, o “Repense Reuse” propõe uma mudança de mentalidade sobre consumo. A ideia é prolongar o ciclo de vida dos produtos, reduzir a geração de resíduos e fomentar a geração de renda em comunidades vulneráveis. “Nosso foco é transformar resíduos em recursos. Por meio da triagem e reaproveitamento das peças, conseguimos desenvolver ações que envolvem capacitação e geração de renda, principalmente em comunidades vulneráveis”, destaca Claudia.
Além da coleta, o projeto prevê a abertura da loja Humana, que funcionará como ponto de venda das peças reaproveitadas. A expectativa é que o espaço seja inaugurado após a consolidação do centro de triagem na cidade. “A loja será o elo final desse ciclo. Depois que finalizarmos a implantação do nosso centro de triagem, iniciaremos o estudo para identificar um ponto estratégico de venda”, conclui Claudia.
Serviço – Onde doar roupas, calçados e acessórios no Recife
A população pode contribuir com o projeto “Repense Reuse” depositando suas doações limpas e em bom estado nos seguintes locais:
Ecoestações da Prefeitura do Recife (EMLURB):
- Agamenon Magalhães, Cais de Santa Rita, Barbalho, Imbiribeira, Jiquiá, Macaxeira, Santana
- Academia da Cidade (Praças do Poeta, do Salgueiro, Beira Rio, Cafezópolis)
- Convento São Félix
- Escola de Aplicação do Recife
- Estação Werneck
- Estrada do Encanamento
- Jardim do Baobá
- Lagoa do Araçá
- Mercado Antigo de Casa Amarela
- Parque 13 de Maio, Jaqueira, do Caiara, Dona Lindu, das Graças
- Praças: Casa Forte, Várzea, Boa Viagem, Arsenal, Derby, El Salvador, Hipódromo, Le Parc, Marco Zero, Dr. José Vilela (Parnamirim), Jardim São Paulo, Marcantônio Vilaça, Miguel de Cervantes, Oswaldo Cruz, Prof. Barreto Campelo, Pracinha de Boa Viagem
- Prefeitura do Recife
- Rua José Nogueira (próx. à Lagoa do Araçá), Rua Padre Carapuceiro, Rua Padre Roma (Tamarineira), Rua Senador Alberto Paiva (Graças)
- Sítio da Trindade
Terminais de Integração (Nova Mobi):
- Cajueiro Seco, Camaragibe, CDU, Caxangá, PE-15, Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves
Shoppings:
- RioMar Recife, Shopping Guararapes, Shopping Plaza Casa Forte
Outros:
- JCPM Trade Center