Daqui não Saio, Daqui Ninguém me Tira! é o sétimo espetáculo oferecido este ano na programação do Projeto Quartas da Dança, da Prefeitura do Recife, que dedica a pauta do Teatro Barreto Júnior para grupos de dança da cidade, com condições facilitadas. Apresentações, nos próximos dias 21 e 28 de agosto, custam R$ 20
Em seu terceiro mês de atividades, o projeto Quartas da Dança, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, estreia mais um espetáculo de dança a preços populares no Teatro Barreto Júnior, o sétimo oferecido pelo projeto em 2019. Nas próximas quartas 21 e 28 de agosto, o Balé Deveras apresenta Daqui não Saio, Daqui Ninguém me Tira!, uma celebração à resistência e à cultura popular nordestina.
Com 13 bailarinos no elenco, o grupo conta a história de luta por moradia nas ocupações urbanas do Recife, tomando como referência e fonte de pesquisa a aguerrida comunidade de Brasília Teimosa, onde o Balé Deveras nasceu. A montagem utiliza a dança popular e o teatro de rua na interpretação das lutas dos moradores para garantir o direito à moradia, ao saneamento básico e cidadania. O frevo, o coco, a ciranda, a capoeira e o maracatu fazem a costura dessa história.
O Deveras foi fundado na década de 70, pela folclorista Cleonice Xavier de Veras na Escola Estadual Assis Chateaubriand, para oferecer aos adolescentes e jovens de Brasília teimosa uma oportunidade de pesquisar, praticar e divulgar a cultura popular.
O espetáculo, que começa às 20h e custa R$ 20, leva a assinatura de Mika Silva na concepção, criação e direção. As coreografias foram criadas por ele e por Willian Sabatello. A coordenação e orientação da pesquisa foram de Sérgio di Cavalcanti e Rensch Reiva. Fábio Costa e Américo Barreto criaram os figurinos e adereços; Horácio Falção assina a luz e Helder Vasconcelos, a trilha sonora. A maquiagem é de Sérgio di Cavalcanti e Joel Alves Braúna Jr.
Até o final de novembro, o Teatro Barreto Júnior recebe outros quatro espetáculos, do Balé Deveras, Cia Outros Ares, Cia Nós e a Dança, Grupo Destramelar e Cia de Arte da Cidade Alta.
O objetivo do Quartas da Dança é assegurar palco e formar público para a dança na cidade, disponibilizando a pauta o Teatro Barreto Júnior com condições facilitadas para grupos, companhias e artistas independentes. Os grupos terão direito à bilheteria das apresentações, pagando apenas 10% da arrecadação pela ocupação do teatro.
Confira a programação completa:
Quartas da Dança 2019
Agosto
Dias 21 e 28 – Daqui não saio, Daqui ninguém me tira, Balé Deveras, às 20h
Setembro
Dias 4, 11, 18 e 25 – Sulear, da Cia Outros Ares, às 20h
Outubro
Dias 2, 9, 23 e 30 – Mandala, sob o olhar do mestre, da Cia Nós e a Dança, às 20h
Novembro
Dias 6 e 13 – DNA Destramelar, do Grupo Destramelar, às 20h
Dias 20 e 27 – Memória da Família Pernambucana, da Cia de Arte da Cidade Alta, às 20h
Informações: 3355-3137