Readaptação à nova rotina escolar

Depois de um mês de férias é difícil para as crianças e adolescentes voltarem a rotina escolar, isso porque algumas regras do dia-a-dia, como acordar e dormir cedo, regular a hora de ir ao banheiro e a hora das refeições, muitas vezes são ignoradas neste período.

Para tornar a readaptação mais fácil, a coordenadora do ensino infantil do Colégio Motivo, Julieta Maranhão, sugere que algumas semanas, antes das aulas começarem, os pais comecem a organizar a rotina do estudante, como ele deverá fazer no período de aulas, assim, quando ele retornar as atividades, já vai estar mais familiarizado.

Para os alunos novatos é um pouco mais complicado, além de adaptar aos horários e rotinas da nova escola, eles precisam também se familiarizar com os professores e os novos colegas de turma. Algumas crianças, assustadas com o novo, começam a chorar no primeiro dia de aula e querem voltar para suas casas. Nesses casos, Julieta orienta que é preciso que os pais tenham paciência e sejam firmes, pois eles precisam demonstrar confiança para os filhos, indicando que a escola é segura e que é importante para a vida delas.

Mas a responsabilidade dos pais não é somente no momento de levar a criança na escola, é preciso também ficar atento à adaptação ao longo dos dias, conversar com os professores e coordenadores e verificar se o filho está fazendo as atividades, dessa forma, a criança entende que a escola é um complemento da educação dada em casa. No Colégio Motivo, por exemplo, antes das aulas acontece uma reunião preparatória com os pais, para que eles possam ajudar da melhor maneira, na adaptação dos pequenos.

O importante, destaca a coordenadora, é escolher uma instituição que passe segurança tanto para os pais, quanto para os filhos, afinal, é ali onde a criança passará a maior parte do dia, por isso, o ambiente precisa ser o melhor possível e precisa estar integrado com os valores dos pais.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon