Recife celebra o maior Carnaval de Rua do Brasil com 1,6 milhão de pessoas – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Recife celebra o maior Carnaval de Rua do Brasil com 1,6 milhão de pessoas

O folião recifense brilhou e o Recife confirmou em mais um ano de grande sucesso o maior carnaval de rua do Brasil. Um total de 1,6 milhões de brincantes circularam pelos 45 polos montados pela Prefeitura do Recife e fizeram mais uma vez uma festa gigantesca e pacífica. Celebrando essa vocação do recifense para o a festa de Momo, em toda a sua colorida e efusiva alegria, o Carnaval 2019 contou com 2,7 mil apresentações nos 45 polos espalhados por toda a cidade.

A movimentação de turistas comprova o grande sucesso do Carnaval do Recife 2019. A ocupação hoteleira do Recife chegou a 97%, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). A movimentação no Aeroporto Internacional dos Guararapes, entre a segunda-feira (pré Carnaval) até a terça-feira de Carnaval, foi de 226,4 mil pessoas, um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No Terminal Rodoviário do Recife (TIP), passaram cerca de 45 mil passageiros, um aumento em torno de 15% em relação ao movimento normal.

No Recife Antigo, coração da festa, a programação abriu alas para todos os recifenses, assegurando protagonismo, acolhimento e visibilidade aos mais diversos públicos, com camarote da acessibilidade para cadeirantes e surdos, tradução de Libras de todos os shows do maior palco da festa e campanha de combate à violência contra a mulher, para garantir um Carnaval plural.

A celebração à cultura pernambucana, em todas as suas tradições, levou mais de 1.050 artistas para cima dos palcos da cidade, além de 672 apresentações de agremiações. Só no Marco Zero, na Rua da Moeda e na Praça do Arsenal, palcos localizados no coração da folia, foram 134 shows em cinco dias de festa.

No domingo, na segunda e na terça, o bairro registrou seu maior público, com uma média de 300 mil pessoas por dia, para prestigiar grandes atrações, como Leci Brandão, Alcione, Jota Quest, Cordel do Fogo Encantado, Alceu Valença e Elba Ramalho, no Marco Zero, até a Quarta-feira ingrata raiar, entre os acordes do Orquestrão, comandando pelo incansável Maestro Spok.

Já na noite de abertura, mais de 60 mil pessoas se reuniram no Marco Zero para celebrar as várias cenas da cultura recifense, representadas pelo espetáculo Carnaval de Todo Mundo, concebido pelo bailarino Dielson Pessoa e pelo músico Cesar Michiles, que conseguiram colocar o Recife inteiro em cima do palco, representando a diversidade de públicos, ritmos e movimentos que fazem da cidade um arranjo único de tradições, vocações e inovações culturais.

A festa seguiu com grandes apresentações e públicos sempre numerosos. No sábado, mais de 100 mil pessoas foram ao Recife Antigo assistir aos shows de Lula Queiroga, Fafá de Belém e Paralamas do Sucesso, no Marco Zero; Geraldo Azevedo e Romero Ferro, no Arsenal; e Belo Xis e Gerlane Lops no palco do samba, na Rua da Moeda.

Este ano, o Carnaval do Recife também ganhou o mundo também pela internet. Mais de 380 mil pessoas acompanharam as 40 horas de transmissão ao vivo dos palcos do Marco Zero, Arsenal e Rec-Beat, no Facebook e Youtube. A campanha contra o assédio criada pela Presença Digital/ Gabinete de Imprensa em parceria com as secretarias a Mulher e do Turismo do Recife tomou conta do Brasil também. Só no Instagram de Alcione Alves (@alcionealves27), parceira na ação, mais de meio milhão de pessoas visualizaram o clipe. O conteúdo também foi compartilhado por perfis relevantes, como Mídia Ninja, Quebrando o Tabu, Mete a Colher e Garotas Estúpidas.

Nos canais da Prefeitura do Recife e Carnaval do Recife, mais de 900 mil pessoas foram impactadas organicamente (sem uso de patrocínio) pelo clipe. Houve mais de 55 mil interações (reações e comentários) e mais de 4 mil compartilhamentos. E outras 120 mil pessoas foram impactadas pelo manual na sua versão ilustrada.

O aplicativo para smartphone, Carnaval do Recife 2019, atingiu o TOP 4 dos app gratuitos mais procurados no Google Play, atrás apenas do Twitter, Twitter Lite, e Portal G1, com 37 mil downloads. O Pool de TVS que este ano contou com nove câmeras e um drone transmitiu 40 horas de shows para emissoras de rádio e TV de todo o Brasil. Para fazer a cobertura da maior festa popular de rua do Brasil foram credenciados 850 profissionais de imprensa de 113 veículos de comunicação entre jornais, revistas, rádios, TVs e internet.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon