Organização de referência global nas melhores práticas de fiscalização para diminuir os fatores de risco firmou parceria de dois anos com a Prefeitura do Recife. Com isso, esperam-se avanços nas políticas públicas que promovam comportamentos seguros no trânsito.
A partir deste mês, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), contará com o apoio da Global Road Safety Partnership (GRSP), como parte do suporte oferecido pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS). O início dessa colaboração foi marcado durante uma reunião com gestores da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) na última segunda-feira (19/02).
A GRSP, uma organização internacional vinculada à Federação Internacional Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, fortalecerá o eixo de fiscalização de trânsito no Recife, promovendo a formação continuada de agentes de trânsito, intercâmbios entre profissionais de diferentes cidades, além de oferecer apoio técnico e administrativo na gestão da fiscalização. Desde 2020, a BIGRS tem apoiado a Prefeitura do Recife por meio do suporte de outras organizações, como a Vital Strategies e a GDCI, que auxiliam nos eixos de comunicação, gestão de dados e desenhos de ruas.
Taciana Ferreira, presidente da CTTU
“Estamos cada vez mais dedicados em aperfeiçoar a gestão de dados de sinistros de trânsito em nossa cidade e de orientar as ações, em especial, de fiscalização a partir das análises estatísticas desses dados. Os dados nos auxiliam para definir elementos mais específicos dos planos operacionais de blitze, por exemplo, desde o local e horário, tipo de abordagem; foco da mensagem, se sobre velocidade ou outro fator de risco, até mesmo para quem serão direcionadas as mensagens: condutores de carros ou de motocicletas. Receber o apoio de uma organização de referência global para auxiliar a cidade nessa atividade é de uma importância imensa, que vai nos ajudar a gerenciar cada vez melhor os recursos e, com isso, potencializar os resultados da fiscalização em seu principal propósito: de salvar vidas no trânsito”.
Em 2023, a CTTU realizou um total de 676 operações de fiscalização, alcançando 73,5 mil abordagens. Dentre essas abordagens, 10% resultaram em notificações relacionadas a infrações como alcoolemia, veículo em mau estado, uso incorreto do capacete, e outros casos que representam riscos à segurança viária.
André Correia, coordenador de fiscalização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Brasil
“O trabalho da fiscalização de trânsito salva vidas porque ruas com velocidades inadequadas, motoristas com condutas irresponsáveis podem levar pessoas à morte. Então a fiscalização de trânsito entra como um serviço essencial para proteger a vida dos cidadãos e é essencial especializar essa atividade para que seja cada vez mais potente em salvar vidas. O condutor, quando sai de casa, precisa saber que está sendo fiscalizado para que tenha um comportamento seguro. Uma via com fiscalização de trânsito presente é uma via mais segura para todas as pessoas porque isso induz ao respeito às leis de trânsito. Então o nosso trabalho, junto ao da GRSP, vai potencializar o serviço que a CTTU já faz com excelência para trazer ainda mais resultados em evitar mortes e lesões graves no trânsito”.