No mês do Dia Mundial Contra a Escravidão Infantil, três marcas pernambucanas participam da campanha global da World Fair Trade Organization (Organização Mundial de Comércio Justo) para encorajar e ajudar os consumidores a comprar as roupas que são feitas de maneira ética. As peças desenvolvidas serão apresentadas hoje (02) para os organizadores da ação, no Marco Pernambucano da Moda.
No Recife, as marcas Viva Yemanjah e a Menina dos Olhos (ex-incubada do Marco Pernambucano da Moda) desenvolveram coleção especial para a campanha, que também conta com peças assinadas pelo Marco da Moda, elaboradas pelo designer Macivaldo Santos. Foram criados vestidos, casacos e coletes funcionais.
O diferencial das peças é que todas são identificadas com um botão na cor azul, assinalando as marcas comprometidas com a proteção dos direitos da infância. “É como um símbolo, um sorriso para o futuro”, diz Marcio Waked, Gerente da BioFair Trade de Recife. Márcio ressalta que a maioria dos consumidores não sabe como são feitas as roupas que vestem. “Por isso nos conectamos a marcas reconhecidas por produzirem de forma ética as suas coleções, unidas para criar uma forma fácil e rápida de ajudar os consumidores a reconhecer as empresas que não exploram as crianças em sua fabricação”, afirmou.
Os consumidores interessados em apoiar a iniciativa podem comprar online os itens dessa primeira coleção no site fairbutton.com. A renda será revertida para ajudar instituições de proteção aos direitos das crianças em projetos de estímulo educacional.
Para Fredi, gestor do Marco Pernambucano da Moda, a iniciativa confirma a trajetória que Pernambuco segue, de uma moda com propósito, trabalhando com fundamento em conceitos mundiais. “Nosso desafio é antecipar essas demandas, contribuindo para que as novas e as já tradicionais empresas estejam preparadas para atender esse novo momento do mercado”, concluiu Maia.
World Fair Trade Organization - A World Fair Trade Organization é uma associação global de 401 organizações que atuam fincadas em pilares como transparência, preço justo, respeito ao ambiente e compromissos da inexistência de trabalho infantil e trabalho forçado, bem como a equidade de Gênero, entre outros pontos.