Recursos serão destinados a mobilidade, saneamento, drenagem e contenção de encostas. Foto: Divulgação/Caixa
A Prefeitura do Recife assinou, nesta quarta-feira (12), um contrato de financiamento de R$ 200 milhões com a Caixa Econômica Federal para impulsionar obras de infraestrutura na cidade. O investimento, viabilizado pelo Programa de Financiamento de Infraestrutura e Saneamento (Finisa), contemplará projetos de drenagem, pavimentação, saneamento básico e mobilidade urbana. A assinatura ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
O prefeito João Campos destacou a importância da operação para a melhoria da qualidade de vida da população. “São investimentos que vão beneficiar os quatro cantos da cidade, principalmente as áreas mais vulneráveis. Agradeço à Caixa, ao presidente Lula e ao Governo Federal por essa iniciativa”, afirmou. Entre os projetos contemplados estão a construção da Ponte Cordeiro-Casa Forte e a duplicação da Ladeira da Cohab, ambos previstos para o novo ciclo de gestão municipal.
Em 2021, a Prefeitura já havia captado R$ 100 milhões junto à Caixa para infraestrutura, possibilitando obras como o Compaz Professor Paulo Freire, no Ibura, o Compaz Atriz Leda Alves, no Pina, a revitalização do Parque das Esculturas e a construção da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, ligando Monteiro e Iputinga. Além disso, foram feitas ações de contenção de encostas e urbanização de morros.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, reforçou o compromisso do banco com o desenvolvimento urbano. “A Caixa tem um papel essencial na transformação das cidades. Parcerias como essa demonstram a importância de uma gestão pública eficiente na realização de obras estruturantes”, destacou.