Acontece amanhã (16), no Recife, o evento de boas-vindas do Conecta Startup Brasil, que será o primeiro encontro do Nordeste entre os participantes do programa. O “Conecta Startup Brasil” é resultado de uma ação conjunta entre o MCTIC, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Objetivo é de apoiar startups e empreendedores em estágio inicial localizados em todas as regiões do Brasil. O evento no Recife acontece no Cais do Sertão, na Sala Moxotó. Participam do evento o Secretário Paulo Alvim, representante do MCTIC, Rayanne Moraes, da Softex Nacional, e Daniel Lima, Softex Recife.
Os projetos aprovados poderão receber até R$ 200 mil em aportes. Foram selecionadas 100 equipes sendo 20 times de cada região que trabalharão para solucionar um dos 237 desafios reais mapeados pelas 50 empresas que aderiram ao Programa em agosto, entre as quais estão 3M, Grupo Boticário, Natura, Usiminas, Votorantim Cimentos, Johnson & Johnson, Fiat e Basf.
Das 1.877 equipes empreendedoras inscritas no Programa 26,3% são do Nordeste. Ao todo são 19 startups do nordeste participando do Conecta. Cinco de Pernambuco. São elas a Stayhall, Dispor Energia, iChords, Flink e Omniturn.
Uma conquista do programa envolve a capacitação de empreendedores – startups e indústrias para a atuação em projetos de inovação tecnológica por meio de plataforma de ensino a distância – EAD, que já conta com 1.192 alunos de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal. Para Ruben Delgado, presidente da Softex, é essencial destacar a preocupação dos executores em expandir a cultura empreendedora para todas as regiões do país. “Nosso objetivo foi sempre mobilizar e aumentar a densidade do ecossistema de inovação. Por isso, durante toda a fase de seleção desenvolvemos uma série de ações regionais que nos permitiram impactar mais de 10 mil pessoas, capacitar 1.209 profissionais, promover 144 horas de mentoria e selecionar 395 mentores e embaixadores, responsáveis por representar o Programa dentro de sua comunidade”.