A mais recente coleção da Refazenda, intitulada "Meu lugar", estará disponível nas lojas e no site a partir desta quarta-feira, dia 29, buscando evocar a paixão e o orgulho que muitos recifenses têm por sua capital pernambucana. A estilista Magna Coeli explica que a coleção visa inspirar um sentimento de pertencimento, conforto e carinho característico dos habitantes do Recife. A estampa da coleção foi derivada dos traços de um mapa histórico da cidade do Recife, datado de 1906, redesenhado à mão pela designer Marília Matos com grande cuidado e talento. As cores predominantes na coleção são o branco e o preto, correspondendo às tonalidades mais presentes no mapa. As peças apresentam estampas invertidas, com os traços do mapa em linhas pretas sobrepostas em um fundo branco, e vice-versa. Além disso, haverá peças coloridas que representam a alegria e a diversidade do povo pernambucano, confeccionadas em tecidos leves, mantendo a característica marcante da marca.
INSPIRAÇÃO
No início do século XX, o centro da cidade era composto pelos bairros do Recife, Santo Antônio, São José e grande parte da Boa Vista, com uma consolidação já visível nos bairros periféricos. O documento cartográfico mais significativo desse período é o mapa de 1906, intitulado "Planta da Cidade do Recife", com escala de 1:10.000. Esse mapa foi reproduzido a partir dos levantamentos da cidade realizados por Sir Douglas Fox e Sócios & H. Michell Whitley, membros do Instituto de Engenharia Civil de Londres.
SUSTENTABILIDADE
“Usamos nessa coleção, a viscose certificada e sustentável, o linho, que é o nosso tecido mais nobre, e as peças 100% feitas em algodão”, explica Magna Coeli.