RenovaBR abre processo seletivo para novas lideranças com foco nas eleições de 2020 – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

RenovaBR abre processo seletivo para novas lideranças com foco nas eleições de 2020

O RenovaBR vai iniciar um novo ciclo de formação política, desta vez com foco nas eleições municipais de 2020. As inscrições do RenovaBR Cidades estão abertas e seguem até o dia 15/05. As aulas vão servir tanto para quem quer se candidatar a vereador e prefeito como para quem deseja atuar em cargos técnicos. Em Pernambuco, o movimento capacitou 7 lideranças no último processo.

Durante o período de pré-incrição, que foi encerrado em março deste ano, mais de trezentas pessoas do estado de Pernambuco se inscreveram para participar do novo ciclo de formação do RenovaBR. Dos interessados no curso de capacitação do RenovaBR que desejam se candidatar na eleição municipal de 2020, 80,3% pretendem concorrer às Câmaras Municipais e 8,3% às Prefeituras. 11,4% ainda não decidiram. Na última eleição foram capacitados pelo Instituto  Charbel Markun (Novo), Lucielle Laurentino (DEM),  Jonathas Ferreira (PP), João Suassuna (PSB), Felipe Oriá (PPS), Alexandre Linda (Rede) e Karla Falcão (PPS).

A candidata do PPS foi a mais votada entre todos as lideranças no Estado, com mais de 13 mil votos, não sendo eleita por causa do quociente eleitoral.  “Fui candidata a vereadora em 2016, por incentivo de amigos e também por um processo pessoal de muita frustração com a política”. A candidata explica que cresceu me Maranguape II, em Paulista, onde perdeu muitos amigos e estava perdendo alunos, como professora. “Estava inquieta e sabia que isso tinha a ver com política. Estava desesperançada”.

Após disputar uma primeira eleição para a Câmara de Vereadores do seu município, sendo derrotada, ela participou do processo seletivo do RenovaBR e foi uma das escolhidas para a capacitação na Escola de Formação de Novas Lideranças Políticas. “Tive contato com pessoas de diferentes pessoas que eu admirava e acompanhava. De visões políticas diferentes, mas com o mesmo propósito de renovar a política. O RenovaBR foi o que me manteve e o que me mantém na política hoje. Tive todos os motivos para desistir, mas vi pessoas boas sendo eleitas, políticos comprometidas sendo eleitas. Sei que não posso desistir, pois tem pessoas comprometidas em mudar o pais. Esse processo vem para resgatar minha esperança e de muita gente que está nas cidades, refém de uma política de toma lá dá cá, sem compromisso com futuro das pessoas”, afirmou a professora, que pretende voltar a se candidatar em 2020.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O candidato será avaliado pelo currículo e histórico de atuação política e terá que responder a três testes online – atualidades, posicionamento político e raciocínio lógico. Um vídeo sobre as realizações e motivações para entra na política também é pré-requisito. Ser ficha limpa é uma exigência do RenovaBR e os antecedentes criminais serão checados pela banca avaliadora. Os interessados poderão passar ainda por eventuais entrevistas. O resultado final do processo seletivo será divulgado em julho.
Para capacitar cidadãos de todas as regiões do país, o instituto optou por um modelo de aprendizado online e multiplataforma. O conteúdo será diversificado e a carga horária total será de 96 horas – 24 horas de exercícios e atividades eletivas. O curso começa em agosto de 2019 e terá quatro meses de duração.

Os selecionados vão estudar temas relacionados ao desenvolvimento pessoal, a comunicação política e aos desafios dos municípios. As aulas incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, finanças, ocupação do solo, entre outras.

“Elaboramos um modelo de formação que permite a capacitação de cidadãos de todas as regiões do país. Vamos selecionar pessoas comprometidas, ficha limpa e que acreditem que existe uma nova forma de fazer política. O RenovaBR preza pela diversidade. Não importa a orientação partidária do candidato, o que é relevante é a atuação em alto nível, a capacidade de diálogo e o compromisso com o dinheiro público.”
– Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR

Para se inscrever o candidato selecionado terá que investir um valor simbólico de R$ 200 que será integralmente devolvido na conclusão do curso. Para isso será necessário assistir a todas as aulas, concluir 100% dos exercícios e entregar o trabalho final. Como as vagas são limitadas, a intenção é fortalecer o vínculo dos alunos com o programa apostando em uma corresponsabilidade. Quem não puder arcar com o custo terá isenção, caso apresente uma justificativa.

A primeira parte do ciclo de formação será neste ano e somente os alunos que se destacarem, a partir de avaliações, vão continuar na capacitação política do RenovaBR em 2020. Este segundo módulo será presencial e mais aprofundado. No primeiro ciclo de formação, no RenovaBR Cidades, até 500 candidatos serão selecionados e na segunda etapa até 200 candidatos serão escolhidos.

As inscrições devem ser feitas no site: https://renovabr.org/

Pré-inscrição
No ano passado nossa primeira turma formou 133 lideranças, teve 17 eleitos e recebeu mais de 4,5 milhões de votos. Agora a meta é triplicar o número de lideranças formadas. No período de pré-inscrições do RenovaBR Cidades, encerrado no início deste mês, mais de 10 mil cidadãos de todos os estados do país se candidataram. O número é mais do que o dobro de inscritos no processo seletivo de 2018. A maior parte dos interessados deseja se candidatar a vereador e em mais de 500 municípios existem interessados no curso de qualificação para concorrer a prefeituras.

 

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon