O livro Reputação e Valor Compartilhado – Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG", das autoras Tatiana Maia Lins e Elisa Prado, será lançado no Recife amanhã (12), das 16h às 19h na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega. Neste livro, publicado pelo selo editorial da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje, as especialistas de comunicação corporativa Tatiana Maia Lins e Elisa Prado realizam uma série de entrevistas com CEOs das empresas de melhor reputação no Brasil em cada área, uma contribuição para as lideranças corporativas no Brasil e na América Latina.
Para compor o quadro de entrevistados, foram escolhidos os CEOs das empresas líderes de reputação nos Rankings Merco – As Empresas Mais Responsáveis ESG no Brasil, divulgados em 2021 e 2022. Foram entrevistados, no total, 12 CEOs, além de Luiza Helena Trajano, por ser a executiva de melhor reputação no país de acordo com o Ranking Merco. São eles: Marcelo Oromendia (3M); Roberto Funari (Alpargatas), Jean Jereissati (Ambev); Malu Nachreiner (Bayer); Gustavo Werneck (Gerdau); Fábio Coelho (Google); Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco); João Paulo Ferreira (Natura); Marta Díez (Pfizer); Walter Schalka (Suzano); Rafael Chang (Toyota); e Christian Gebara (Vivo).
“Queríamos entender o nível de consciência dos CEOs de diversos setores da economia sobre as vantagens competitivas trazidas pela reputação para atrair talentos, consumidores e investidores”, destacam as autoras. A autora Tatiana Maia Lins, consultora em Reputação Corporativa e fundadora da Makemake, estará no Recife para o lançamento e acentua que, antes da pandemia, a reputação de uma instituição era formada pela qualidade de seus produtos e serviços, por sua atuação ética, pelo ambiente interno de trabalho, pelo cuidado com o meio ambiente e por suas ações sociais, muitas vezes pontuais. “Nos últimos meses, o componente da geração de valor compartilhado com todos os stakeholders ganhou ainda mais força nesta equação e já é uma realidade na agenda de CEOs, gerando profundas transformações culturais nas empresas”, explica. “Reputação e Valor Compartilhado hoje fazem parte da agenda dos CEOs das maiores empresas do Brasil e do mundo. O Capitalismo de Stakeholders veio para ficar e quanto mais rápido for adotado, maior serão as chances de sucesso da instituição.”
O livro pode ser adquirido no site https://www.aberje.com.br/produto/reputacao-e-valor-compartilhado/ (impresso) ou https://www.amazon.com.br/Reputa%C3%A7%C3%A3o-Valor-Compartilhado-Conversas-empresas-ebook/dp/B0BHXD1FWF (e-book).