Iniciativa leva ações de cultura, esporte e geração de renda a 30 cidades com baixos índices de desenvolvimento humano
O Santander apresentou o projeto Social Integrado Santander, com foco em ampliar o impacto social em regiões de alta vulnerabilidade e onde o Banco já possui presença. A primeira etapa beneficiará 30 municípios de Pernambuco e Maranhão, priorizando localidades com baixos indicadores de desenvolvimento humano, como Arame (MA), com IDH de 0,512, e Brejo da Madre de Deus (PE), a cidade mais populosa entre as selecionadas. A iniciativa combina ações de cultura, esporte e geração de renda, com previsão de expansão para novos territórios nos próximos anos.
Segundo Bibiana Berg, head de Experiência, Cultura e Impacto Social do Santander, “sabemos que os negócios têm um enorme potencial de transformação quando são orientados para gerar prosperidade nos territórios em que atuam. O Social Integrado Santander é a materialização do nosso compromisso com um impacto mais intencional, profundo, coletivo e que deixará legado por onde passar”. Entre as ações, destacam-se o Farol Viajante, que leva a exposição imersiva Oceanos a escolas públicas; o Sinta o Som, que oferece experiências musicais para estudantes; e o Esporte que Transforma, que utiliza o esporte educacional como ferramenta de cidadania e inclusão.
A estratégia também prevê fortalecimento das redes locais por meio dos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, que capacitam conselhos municipais e direcionam recursos incentivados para projetos de proteção de direitos. Desde sua criação, essas iniciativas já beneficiaram mais de 1,7 milhão de pessoas no Brasil. Além disso, o programa Formação Empreendedora e a ação Educar para Prosperar vão oferecer capacitação em empreendedorismo e educação financeira, estimulando o crédito consciente e a gestão eficiente de pequenos negócios.
Em Pernambuco, o projeto beneficiará Afrânio, Águas Belas, Bodocó, Bom Conselho, Brejo da Madre de Deus, Caetés, Capoeiras, Cupira, Flores, Iati, Lagoa Grande, Pombos, Riacho das Almas, Santa Maria da Boa Vista e Trindade, levando ações de cultura, esporte e geração de renda a diferentes regiões do estado, do Sertão ao Agreste.