No último domingo, a governadora Raquel Lyra esteve presente na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do novo Santuário de São Severino do Ramos, localizado em Paudalho, na Zona da Mata Norte. O projeto do santuário visa a reestruturação de um significativo ponto de referência no turismo religioso do Estado. Além de participar da solenidade, a líder do Executivo estadual também se juntou à tradicional missa de domingo na igreja de São Severino do Ramos.
Requalificação
Com a reforma, o Santuário contará com um novo centro comercial e gastronômico, velório, estacionamento, missa campal e anel viário. O projeto de requalificação recebeu um investimento de R$ 15 milhões, com recursos federais e municipais . O santuário foi reconhecido como patrimônio cultural religioso imaterial em 2018. A romaria de São Severino do Ramos é a terceira maior do Nordeste. O complexo recebe até 1 mil turistas semanalmente. Aos domingos, entre setembro e abril, temporada de romaria, o movimento no Santuário aumenta para 10 a 15 mil pessoas. Já nas romarias específicas, como as romarias dos cavaleiros e dos motociclistas, o local chega a receber entre 20 e 30 mil romeiros.
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco
"O povo de Pernambuco é um povo religioso, de muita fé, e a gente sabe da importância do santuário para acalentar o coração dos romeiros, mas também para a economia do município, pois o comércio aqui em São Severino do Ramos gera emprego e renda. a cultura e a religião de Pernambuco andam juntas. Eu tenho certeza de que esse investimento vai voltar em muito mais felicidade para a população daqui".