Houldine Nascimento
A primeira vitória do Sport nesta edição do Campeonato Brasileiro veio diante de um adversário direto na briga contra o rebaixamento. Nesse domingo (29), o Leão foi a Curitiba enfrentar o Paraná Clube e venceu por 2 a 1. Rogério, aos 7 minutos da primeira etapa, e Marlone, aos 3 minutos do segundo tempo, em magistral cobrança de falta, marcaram para o time pernambucano.
Os gols do Sport saíram em momentos cruciais do jogo e minaram a reação paranista, que descontou somente aos 43 minutos da etapa final com Jhonny Lucas. É bem verdade que o Paraná criou várias chances, mas o ataque vacilou na hora de finalizar e, quando acertou, parou nas mãos do goleiro Mailson, que fez uma partida segura e praticou boas defesas.
O volume de jogo maior do time da casa (65%) e a quantidade excessiva de cruzamentos (35) foram insuficientes para mudar a realidade da partida, que também marcou a estreia de Claudinei Oliveira (ex-Avaí) como técnico do Sport.
Mesmo com o importante triunfo obtido, o time rubro-negro ainda precisa melhorar em diversos pontos. Em vários momentos, os atletas paranistas trocavam passes sem serem incomodados pela marcação pernambucana. Prova tamanha disso é que os atacantes ficaram cara a cara com Mailson em incontáveis vezes.
Após vivenciar uma semana turbulenta pela saída do técnico Nelsinho Baptista, que fez duras críticas à diretoria, o Sport conseguiu contornar a crise dentro de campo. Fora dele, tudo é um mistério. A próxima partida do Leão é contra o Bahia, no domingo (6), às 16h, na Ilha do Retiro. O clássico regional pode ser um divisor de águas na vida do Rubro-negro.
*Houldine Nascimento é jornalista