Na noite desta quarta-feira (7), em uma cerimônia no Clube Naval de Brasília (DF), o Porto de Suape foi premiado com o primeiro lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP), principal categoria do Prêmio Portos + Brasil 2024. Este prêmio, promovido anualmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Portos, celebra os avanços dos portos organizados e dos Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros ao longo de 2023. Além da conquista do primeiro lugar no IGAP, Suape também obteve o segundo lugar na categoria Avanço IGAP.
Esta é a primeira vez, em cinco edições do prêmio, que o Porto de Suape alcança a nota máxima de 10 no IGAP, um índice monitorado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que avalia a eficiência e eficácia da gestão das autoridades portuárias. Além do reconhecimento pelo desempenho excepcional no IGAP, Suape teve destaque em edições anteriores do Prêmio Portos + Brasil, incluindo o primeiro lugar na categoria crescimento da movimentação de graneis líquidos em 2023. O prêmio é uma importante ferramenta para estimular a eficiência e a competitividade entre os empreendimentos portuários, premiando as melhores práticas de gestão. A solenidade contou com a presença do titular do Porto de Suape e de seus diretores, incluindo Rinaldo Lira, Renata Loyo, Nadja Pepeu e Danielle Ramos.
“Esse resultado comprova que estamos no caminho certo. O Porto de Suape tem uma equipe dedicada e uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a eficiência operacional e melhoria da competitividade. Esse reconhecimento nos motiva a fazer mais e buscar novos investimentos para o sexto mais movimentado porto público do Brasil”, comemorou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, que recebeu o prêmio das mãos do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila.