Um galo de Campina – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Um galo de Campina

Revista algomais

113

*Paulo Caldas

Em junho de 1996, e lá se vão três décadas, tive a chance de escrever as orelhas do livro “Paisagem do Interior”, Editora Bagaço, do então desconhecido poeta Jessier Quirino. Na época, chamavam a atenção a verve e a capacidade de conceber neologismos e situações inusitadas, assistidas e ouvidas de legítimos protagonistas da vivência nos rincões nordestinos.

Ali, o autor já mostrava habilidade incomum de compor situações abraçadas ao humor puro. A descrição dos cenários ganhava beleza pelo rigor à originalidade e à benção dos detalhes certificadores, técnica capaz de seduzir o leitor/expectador pelo apego ao perfil autêntico das coisas.

Daquele primeiro passo pelos labirintos da escrita, surgiram recitais, peças declamatórias em ambientes públicos e fechados. Assim, contemplou os leitores com a publicação de “Agruras da Lata d´Água”, “Prosa Morena”, “Bandeira Nordestina”, “Berro Novo” (com CDs lançados ao lado dos livros), “Papel de Bodega”, “Política de Pé de Muro” e “Causo da Cobra Branca”. O público infantojuvenil também curtiu o talento de JQ com as publicações de “Chapéu Mau e Lobinho Vermelho” e “Miudinha”, também com o selo da Editora Bagaço.

Para a televisão teve o aplaudido DVD “Vizinhos de Grito”, produzido pela Rede Globo Nordeste e premiado na Rede Globo Nacional. O prestígio rendeu parcerias e aí é interessante registrar a publicação de “Galos de Campina” ao lado do conterrâneo Braulio Tavares.

Ao cruzar ruas, becos, praças e vielas do universo das escritas, Jessier viu o êxito obtido junto ao público pernambucano lhe valer o título de cidadão do Estado, concedido pela Assembleia Legislativa.

Agora, este “Parece que eu estou Vendo” vem carregado de expectativas, afinal comemora mais que a simbologia dos 70 de idade do autor, mas o caminhar de uma vitoriosa carreira artística. Os exemplares podem ser adquiridos na Editora Bagaço WWW.bagaco.com.br e Whats App 8191-8546

*Escritor

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon