Aneel anuncia bandeira vermelha patamar 2, a mais alta do sistema tarifário
A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica ficará mais cara devido ao acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais elevado do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o custo por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos subirá de R$ 4,463 para R$ 7,877, refletindo o aumento no preço da energia.
Entenda o motivo da mudança
O acionamento dessa bandeira foi informado na última sexta-feira (27) e se deve ao risco hidrológico, com os níveis dos reservatórios em baixa, além da alta no preço da energia no mercado. Isso acontece por conta do custo da energia que foi gerada e não contratada, impactando diretamente os consumidores.
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, com dois patamares. A bandeira verde significa que não há custo adicional, enquanto os patamares 1 e 2 da bandeira vermelha indicam tarifas progressivamente mais altas.
Transparência no custo da energia
Segundo a Aneel, “o sistema de bandeiras tarifárias busca tornar mais clara a cobrança adicional para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), permitindo maior controle do consumo e das despesas com a conta de luz”.