V Festival RioMar de Literatura homenageia Joaquim Cardozo e Hermilo Borba Filho – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

V Festival RioMar de Literatura homenageia Joaquim Cardozo e Hermilo Borba Filho

No final deste mês de março, o RioMar Recife, destacando-se mais uma vez como um shopping de conteúdo, que oferece programações culturais para toda a família, novamente se une à Academia Pernambucana de Letras para promover mais uma edição do Festival RioMar de Literatura. Esta é a quinta edição do evento, que vai reunir no palco do Teatro RioMar nos dias 28 e 29 conhecidos autores da cena literária pernambucana para homenagear dois grandes nomes da literatura brasileira: os pernambucanos Joaquim Cardozo, responsável por escrever inúmeros poemas e contos, além de exercer sua função como engenheiro e calculista, sendo um dos responsáveis a construir diversos prédios históricos como o Palácio da Alvorada, em Brasília, junto à Oscar Niemeyer; e Hermilo Borba Filho, que foi advogado, crítico literário, dramaturgo e tradutor responsável por escrever romances, contos, peças teatrais e novelas, fundando também o Teatro Popular do Nordeste e o Teatro de Arena do Recife. Serão dois dias de arte, cultura, entretenimento, peças teatrais encenadas pela Dispersos Cia de Teatro e conteúdo com palestras e bate-papos que serão acompanhados por encenações teatrais e apresentações musicais, com a participação do artista Moacyr Franco encerrando a programação.

O V Festival RioMar de Literatura terá inicio no dia 28 de março, a partir das 14h30, com programação dedicada a Joaquim Cardozo. A abertura oficial será pela Presidente da Academia Pernambucana de Letras, Dra. Margarida Cantarelli, seguida pela primeira palestra do dia, ministrada pelo ator e professor João Denys com o tema “As muitas faces de Joaquim Cardoso”, às14h40. Às 15h20, a Dispersos Cia de Teatro entre em cena logo após, para interpretar fragmentos da peça “O Capataz de Salema”. No mesmo dia, o escritor Lourival Holanda e o arquiteto Paulo Andrade dividem o palco para comandar o bate-papo “Joaquim Cardoso: O rigor de um ritmo”, às 15h30, seguidos pelos poetas José Mário e Marcus Acciolly, que irão discutir o tema “A Poesia e sua Essência” às 16h30. Novamente em cena, a Dispersos Cia de Teatro apresenta os fragmentos de “De Uma Noite De Festa”, às 17h10. Para encerrar o ciclo de palestras do primeiro dia do V Festival RioMar de Literatura, o público será contemplado com o show musical do cantor, compositor e arranjador Cláudio Almeida – artista que já teve suas canções interpretadas por Cauby Peixoto, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, entre tantos outros, e também foi responsável por produzir o disco “Carnaval do Recife Ao Vivo” com a Orquestra Sinfônica do Recife. Na ocasião, Cláudio Almeida estará acompanhado da cantora Beth Coelho em um dueto onde irão apresentar grandes clássicos da música popular brasileira.

A programação do V Festival RioMar de Literatura continua no dia 29 de março, a partir das 14h30, com abertura oficial feita pela Presidente da Academia Pernambucana de Letras, Dra. Margarida Cantarelli, e programação dedicada à obra de Hermilo Borba Filho. Às 15h, os escritores Raimundo Carrero e Roberto Mota dividem o palco do Teatro RioMar com a Secretária de Cultura Lêda Alves para bate-papo que terá como tema “O Centenário de Hermilo Borba Filho”, seguidos pela Dispersos Cia de Teatro, que às 16h fazem a leitura dramática de “A Cabra-Cabriola”. Às 16h30 será a vez da palestra “Hermilo Borba Filho e o Teatro”, com o professor e ator Luiz Reis, seguidos pela Dispersos Cia de Teatro que apresentam fragmentos da peça “Um Paroquiano Inevitável”. Para descontrair o ambiente, em seguida, às 17h30, a escritora Luzilá Gonçalves e o chargista Lailson conversam sobre “O Humor Na Literatura”.

Encerrando em grande estilo o V Festival RioMar de Literatura, o público presente vai contar com o show do cantor, ator, humorista, apresentador e compositor Moacyr Franco, que em mais de 50 anos de carreira, carrega no currículo apresentações memoráveis, participações em programas de televisão e grandes composições como a carnavalesca “Turbilhão” e o sertanejo “Ainda Ontem Chorei de Saudade”. Uma apresentação que promete muita interação com a plateia, piadas, e grandes sucessos.

Importante lembrar que o V Festival RioMar de Literatura tem entrada totalmente gratuita. O evento também vai conceder certificados de participação para professores e estudantes que comparecerem.

SERVIÇO
V Festival RioMar de Literatura

28 e 29 de março
Teatro RioMar

PROGRAMAÇÃO

28 de março – Homenagem a Joaquim Cardozo

14h30 – Abertura com Margarida Cantarelli
14h40 – Palestra: “As muitas faces de Joaquim Cardoso” com João Denys
15h20 – Dispersos Cia de Teatro: Fragmentos de “O Capataz de Salema”
15h30 – Palestra: “Joaquim Cardoso: o rigor de um ritmo” com Lourival Holanda e Paulo Andrade
16h30 – Palestra: “A poesia e sua essência” com José Mário e Marcus Acciolly
17h30 – Dispersos Cia de Teatro: Fragmentos de “De uma noite de festa”
Encerramento: Show com Claudio Almeida e Beth Coelho

29 de março – Homenagem a Hermilo Borba Filho

14h30 – Abertura com Margarida Cantarelli
15h – Palestra: “O centenário de Hermilo Borba Filho” com Lêda Alves, Raimundo Carrero e Roberto Mota
16h – Dispersos Cia de Teatro: Leitura dramática de “A Cabra-Cabriola”
16h10 – Palestra: “Hermilo Borba Filho e o teatro” com Luiz Reis
17h10 – Dispersos Cia de Teatro: Fragmentos de “Um paroquiano inevitável”
17h30 – Palestra: “O humor na literatura” com Lailson e Luzilá Gonçalves
Encerramento: Show com Moacyr Franco

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon