Vaga Viva em comemoração – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Vaga Viva em comemoração

Neste sábado, 18 de agosto, um evento conhecido como ‘vaga viva’ será realizado no bairro do Espinheiro. Organizado pelo coletivo Cicloação, a atividade consiste em ocupar vagas de estacionamento em uma rua durante um dia, transformando a área em espaço de convivência e tem como objetivo chamar atenção para a divisão desigual do espaço público viário no Recife, que prioriza o transporte individual motorizado às pessoas.

O evento marca a comemoração de duas datas importantes para os ativistas pela mobilidade ativa: o dia internacional do pedestre, 08 de agosto, e o dia nacional do ciclista, 19 de agosto. O grupo lembra que pedestres e ciclistas são os atores mais frágeis no trânsito e deveriam ter suas necessidades de infraestrutura e segurança priorizadas nas vias, como orienta o Código de Trânsito Brasileiro e a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Porém, no Recife esta prioridade é invertida. “Não temos muito o que comemorar. Pedestres estão entre as principais vítimas do trânsito no Recife e ciclistas seguem esperando que infraestruturas de proteção sejam implantadas em vias de alta velocidade, portanto mais perigosas”, alerta Daniel Valença, integrante do coletivo Cicloação.

Segundo os organizadores, a vaga viva é um evento organizado em todo o mundo para mostrar como o espaço viário é mal distribuído. Em diversas cidades do Brasil e do mundo, políticas públicas de humanização das cidades já estão revertendo esta lógica, utilizando o espaço antes ocupado por veículos parados para implantação de infraestrutura de proteção, seja ciclofaixas, alargamento de calçadas ou áreas de convivência.

 

O quê: Vaga viva em comemoração ao dias do pedestre e ciclista

Onde: Esquina entre a rua do Espinheiro e a av. Rosa e Silva, no bairro do Espinheiro, Recife.

Quando: sábado, 18 de agosto, das 08 às 17h.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon