Varejo de Pernambuco registra estabilidade em fevereiro com avanço em relação a 2023 – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Varejo de Pernambuco registra estabilidade em fevereiro com avanço em relação a 2023

Em fevereiro, o varejo em Pernambuco manteve um desempenho estável, registrando um crescimento de 0,7% em relação ao mês anterior. Esses dados foram revelados pelo recorte específico para o estado, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Em comparação com fevereiro de 2023, o setor apresenta um avanço significativo de 8,3%, indicando uma retomada promissora.

Varejo ampliado

O varejo ampliado em Pernambuco registrou um crescimento notável em fevereiro, com uma expansão de 2,4% na comparação mensal. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor também apresentou um aumento considerável de 9,8%. A nível nacional, o destaque no varejo ampliado foi para as atividades relacionadas a artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, que registraram um avanço significativo de 9,9% em relação a janeiro, seguido pelo segmento de artigos de papelaria, com um crescimento de 3,2%. Esse desempenho no varejo ampliado é atribuída, em parte, à redução da taxa Selic, que torna o crédito mais acessível tanto para consumidores quanto para empresas, estimulando o consumo, os investimentos e facilitando empréstimos e financiamentos.

No caso específico do setor farmacêutico, o crescimento está relacionado ao aumento dos casos de dengue e sintomas gripais em todo o país. Em Recife, por exemplo, houve um aumento significativo no número de casos notificados pelo SUS, passando de 1.969 em janeiro para 7.933 em fevereiro. Esse aumento na demanda por produtos farmacêuticos impulsionou as vendas nesse segmento, explicando o aumento do volume de vendas observado.

Rafael Lima, economista da Fecomércio Pernambuco

“Apesar da estabilidade em fevereiro, as perspectivas para o varejo pernambucano são positivas no médio e longo prazo. A retomada da confiança do empresário de bens duráveis, impulsionada pela melhora do mercado de trabalho e da renda familiar, deve contribuir para o crescimento do setor nos próximos meses”

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon