Estação da Luz apresenta a exposição “Alceu Valença – Uma Geografia Visceral Nordestina”

Foto: Hannah Carvalho

A exposição “Alceu Valença – Uma Geografia Visceral Nordestina” apresenta uma profunda imersão na trajetória e na influência cultural do artista pernambucano através de mais de duzentos objetos, incluindo fotografias históricas, peças do acervo pessoal e obras de arte. Localizada em Olinda, na Casa Estação da Luz, a mostra destaca a riqueza da poética, musicalidade e iconografia do Nordeste brasileiro, celebrando a conexão íntima de Alceu Valença com sua terra natal e suas raízes culturais. Além disso, a exposição oferece um olhar abrangente sobre a obra do artista, explorando suas colaborações, influências e o contexto histórico e geográfico que moldaram sua produção artística.

A exposição permanecerá em cartaz até 18 de agosto e é considerada uma das mais densas e abrangentes já realizadas sobre a obra de Alceu Valença. Através de fotografias, obras de arte e objetos pessoais, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar na rica e multifacetada criação do artista, que transcende fronteiras geográficas e culturais para se tornar um verdadeiro símbolo da alma brasileira e nordestina.

“Esta mostra sobre a obra de Alceu é, sem dúvidas, a maior e mais densa exposição que já realizamos aqui na Casa Estação da Luz. Uma mostra importante porque não evidencia apenas a grandeza da obra de Alceu, mas como ela revela e projeta um Nordeste contemporâneo. Durante sua permanência, contudo, manteremos a programação em outras linguagens, como música e cursos, além de outras exposição de menor densidade”, diz Natália Reis, ao lado de Yanê Valença, sócia-gestora da Casa Estação da Luz. A exposição tem curadoria de Rafael Todeschini.

Artista Aline Feitosa cria réplica da casa de Alceu Valença para exposição sobre o artista

A artista Aline Feitosa, do Pequeno Ateliê, criou, em cerâmica, uma réplica da casa onde Alceu Valença nasceu e cresceu, em São Bento do Una, interior de Pernambuco. A obra está exposta na mostra Alceu Valença, uma geografia visceral nordestina.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon