Evento ocupará o piso L3 do RioMar Recife de 16 a 18 de agosto, com 25 estandes de produtos e serviços, além de uma programação cultural diversificada e desfile de moda. Todas as atrações são gratuitas, exceto o show de abertura
A Expo Preta RioMar, que chega à sua terceira edição em 2024, destaca a importância de valorizar a cultura negra e buscar igualdade racial ao longo do ano, e não apenas em novembro, Mês da Consciência Negra. Realizado em parceria entre o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) e o RioMar Recife, o evento ocorre de 16 a 18 de agosto. O evento se consagra como um espaço de celebração e difusão da cultura negra e do afroempreendedorismo, além de promover uma programação diversificada que inclui neste ano a apresentação de Gaby Amarantos e outras atrações culturais.
A programação de 2024 traz novidades como o Cine Barulho, uma mostra de curtas-metragens elaborados por jovens do IJCPM, e um debate mediado por Lucas Marçal. O evento contará também com pocket shows da cantora Marcia Castro e encontros com a chef Dona Carmem Virginia e a atriz Zezé Motta, que celebra seus 80 anos e mais de 50 de carreira. Além disso, a Expo Preta RioMar ampliou suas áreas de atuação, incluindo empreendimentos de toda a capital pernambucana e diversificando as categorias de produtos e serviços.
A playlist “A Coisa Tá Preta!” dará o tom ao evento, com uma série de atrações musicais e culturais. A programação inclui apresentações de DJs, oficinas, painéis sobre temas como educação financeira e saúde corporal, e debates sobre antirracismo e racismo religioso. O evento terá também um desfile de moda e encerrará com um baile animado. Desde sua criação em 2022, a Expo Preta RioMar se destaca por impulsionar pequenos empreendimentos afroempreendedores e foi reconhecida com o primeiro lugar no Prêmio Abrasce na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.
“A homenagem a pessoas negras autoras de obras publicadas e plenárias sobre negritude estiveram presentes no Festival RioMar de Literatura, em maio, nos camarins Expo Preta RioMar durante o Carnaval e o São João, nas vitrines temáticas com produtos de pessoas afroempreendedoras locais, em exposições, como a que homenageou os 100 anos do modernista Corbiniano Lins, ocorrida em março, e nos eventos musicais com artistas que são referências negras, como o show realizado em julho, mês que homenageia a Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, ressalta a gerente de Marketing do RioMar Recife, Denielly Halinski.
Programação cultural
Dia 1 – Sexta-feira (16/08)
12h – A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
13h – Dj Boneka Apresentação cultural.
14h – Oficina de Afrobetização Jogos de leitura e contação de histórias.
16h – Coco Abre Caminhos Apresentação cultural.
16h30 – Cine Barulho Cine debate com Lucas Marçal.
17h30 – Juventude negra VIVA! Painel de conteúdo.
18h30 – 6ta MC Apresentação cultural.
19h – Márcia Castro (OFERECIMENTO RIOMAR).
20h30 – A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
Dia 2 – Sábado (17/08)
12h – A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
13h – Dj Jeff Apresentação cultural.
14h – Educação Financeira Painel de conteúdo.
15h – Saúde e corpo em movimento Painel de conteúdo/apresentação cultural.
16h – Travestis negras vivas! Painel de conteúdo.
17h – Afrobaile B2B Baile Charme Apresentação cultural.
18h – Painel com Dona Carmem Virginia (OFERECIMENTO RIOMAR).
19h – Painel com Zezé Motta (OFERECIMENTO RIOMAR).
20h – Dj Milena Cinismo Apresentação cultural.
Dia 3 – Domingo (18/08)
12h – CIA Agebês – Maracatu Nação Porto Rico Apresentação cultural.
12h30 – Antirracismo na prática: o papel das pessoas aliadas Painel de conteúdo.
13h30 – Sambando Miudinho Apresentação cultural.
15h – Racismo religioso: o que é e como combater? Painel de conteúdo.
15h40 – Desfile de marcas Apresentação cultural.
16h30 – Vivências Ancestrais Painel de conteúdo.
17h30 – Afrobaile B2B Baile Charme Apresentação cultural.
19h – Dj Léa Apresentação cultural.