Você sabia que a comida pode interferir na saúde dos olhos? Por exemplo, a vitamina D é fundamental para a visão, evitando doenças. Ela está presente em alimentos como carnes, peixes, como salmão e sardinha, frutos do mar, como mariscos, e ainda no ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. Já a vitamina E, de origem vegetal, em alimentos como cereais integrais, óleos vegetais e sementes e ajudam a prevenir contra a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Elaboramos seis perguntas para o médico do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Alexandre Ventura, sobre como a alimentação ajuda a melhorar a visão.
Como a alimentação pode auxiliar em uma boa saúde ocular?
Alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a manter uma boa visão, como gema de ovo, vegetais verde-escuros e legumes amarelos, vermelhos e alaranjados e frutas cítricas e seus sucos. Alimentação cuidadosa e balanceada é fundamental para os olhos. Comida com bastante vitaminas A, D, E e B12 protege contra a progressão de problemas de visão.
O consumo de gorduras em excesso pode contribuir para problemas na saúde dos olhos?
Sim. Pode acelerar o aparecimento de doenças como a catarata, olho seco e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Quais dicas alimentares você daria para a manutenção de uma boa saúde dos olhos?
A falta de algumas vitaminas em nosso organismo pode apresentar problemas como a acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, sensibilidade à luz, cegueira noturna e queda na resistência do sistema imunológico. Então a dica seria comer, quando possível, peixes, frutas, legumes, verduras, alho, cebola, amoras, cerejas, óleo de linhaça, azeite virgem, entres outros. Todos esses contam com substâncias que ajudam a melhorar a visão.
É verdade que os baixos índices de vitaminas D e E podem afetar a saúde ocular? Quais doenças estão relacionadas com essa deficiência?
A vitamina D é importante para manter os níveis de cálcio no corpo e sua hipovitamisose é encontrada principalmente em pessoas que não se expõem ao sol ou com problemas na dieta. Sua deficiência está relacionada com a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI). Já a vitamina E é importante contra os danos oxidativos em nossas células. Também é usada no tratamento da DMRI, além de ser importante para postergar a catarata.
Qual o papel das vitaminas D e E na manutenção de uma boa saúde dos olhos?
A vitamina D leva oxigênio para a retina, mantém as células sadias e em funcionamento. Já a vitamina E tem um papel antioxidante importante, pois protege a membrana das células. Essa vitamina ajuda na prevenção da catarata e, também, da degeneração das células da mácula.
Por que o consumo de alimentos fonte de ômega 3, luteína e zeaxantina é incentivado para a manutenção da saúde ocular?
Por possuir grande potencial anti-inflamatório. Esse protege a retina e pode ajudar a retardar o aparecimento de doenças como a DMRI, já que preserva os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos. Sem contar que melhora a lubrificação dos olhos, que ajuda na prevenção do olho seco, que é muito comum. O ômega 3 está na retina dos olhos, é importante seu consumo para que seja renovado.