Os canaviais de Itapissuma abriram espaço para o nascimento de uma nova indústria no município. Construída em plena pandemia, a nova fábrica da Ypê foi inaugurada na cidade, fruto de um investimento de R$ 420 milhões. Inicialmente já estão trabalhando 250 profissionais na empresa. Até o final do ano o quadro será de 350 pessoas. A depender da demanda da região, a unidade pode empregar até 800 trabalhadores.
A nova fábrica da Ypê produzirá lava-louças, amaciantes, lava-roupas, água sanitária e a esponja de aço Assolan. A unidade, a segunda do grupo no Nordeste, atenderá os mercados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Com a consolidação do negócio podem surgir novas linhas de produção.
“Essa inauguração faz parte da nossa estratégia de crescimento e é um importante marco na história da companhia, que neste ano completa 73 anos, repleta de conquistas, de muitas responsabilidades e desafios”, conta Waldir Beira Junior, presidente executivo da Ypê. Ele destacou que a escolha por Pernambuco acontece pelo fato do Nordeste é a região com maior potencial de crescimento de consumo no setor e também pela capacidade de distribuição logística a partir do Estado. “O mercado do Nordeste é aquele que apresenta maior potencial de crescimento em relação às demais regiões do Brasil. Hoje, a participação dessa região para nós é por volta de 25% a 30% do mercado de limpeza”
Além de vários integrantes da família que dirige a Ypê, o evento contou com a presença de autoridades pernambucanas, como a governadora Raquel Lyra, o prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca, além de secretários estaduais e municipais, deputados e vereadores. “O Nordeste brasileiro é sempre visto como um problema para o País, mas na realidade somos parte da solução. Temos vocação logística, gente trabalhadora, capacidade empreendedora e, além disso, um grande mercado consumidor em que as indústrias querem se instalar. O que podemos fazer é transformar o ambiente de negócios mais favorável”.