Seminário reunirá especialistas e gestores públicos para discutir a concessão do modal e apresentar sete diretrizes consideradas essenciais para a modernização da rede metroferroviária
O futuro do Metrô do Recife será tema de um seminário promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) no próximo dia 30 de junho. O encontro, que acontecerá no auditório da Fiepe, em Santo Amaro, reunirá especialistas, representantes do poder público e profissionais da engenharia para discutir os desafios da concessão do sistema e os caminhos para sua recuperação e modernização.
Durante o evento, o Crea-PE apresentará sete propostas consideradas prioritárias para aperfeiçoar o modelo de concessão em elaboração pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Governo Federal. As recomendações foram desenvolvidas pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Conselho após análise da documentação do projeto e já foram encaminhadas à União por meio de consulta pública.
A programação contará com palestras de Marcelo Bruto, secretário Executivo de Parceria e Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco; Matheus Freitas, presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes; e Maurício Pina, engenheiro civil e integrante do CTP. O seminário também terá uma mesa de debates com os engenheiros civis Carlos Fernando Xavier e Fernandha Batista, integrantes do Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE, com mediação de Roberto Muniz, coordenador-adjunto do colegiado. O público poderá participar com perguntas e considerações sobre o futuro do sistema metroferroviário.
“Essa é uma pauta urgente e de suma importância que o Crea-PE acompanha de perto. Nossa contribuição é técnica, fundamentada na engenharia, e visa garantir uma mobilidade segura e sustentável para a população”, assegura Adriano Lucena, presidente do Crea-PE.
Entre as diretrizes defendidas pelo Conselho estão a expansão da rede metroviária da Região Metropolitana do Recife, a revisão dos recursos previstos para recuperação da infraestrutura, a integração da concessão com as demais licitações do transporte público metropolitano, a inclusão de metas de sustentabilidade, a definição dos subsídios estaduais, a aceleração do cronograma de investimentos e o fortalecimento da gestão do sistema tronco-alimentador.
Para Roberto Muniz, coordenador-adjunto do CTP, “O metrô de Recife passa por uma crise muito séria, um processo de sucateamento que tem causado grandes transtornos para a população da região do Recife. O Comitê Tecnológica Permanente do Crea-PE tem isso como grande preocupação. Nós, que fazemos a engenharia de Pernambuco, estamos cada vez mais apreensivos com essa situação do Metrô”.
Serviço
Seminário sobre a Concessão do Metrô do Recife
Data: 30 de junho
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório da Fiepe (Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife)
Inscrições: https://forms.gle/xeLanjiLtz7Fr4hk6



